Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Meta de inflação caminha para perto de 3% no longo prazo, diz presidente do BC

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participou de evento do Credit Suisse em São Paulo. (Foto: Reprodução)

O presidente do BC (Banco Central), Ilan Goldfajn, afirmou nesta terça-feira (31) que a inflação continua em trajetória de queda e que o País deverá caminhar para metas mais baixas e mais próximas de outros países emergentes, “perto de 3%”. Ele ressalvou, entretanto, que esta avaliação se refere para o “longo prazo”.

“Por enquanto estamos buscando nossa meta anual, que é 4,5%”, disse Goldfajn, destacando que as projeções do BC são de IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) de 4,4% para o fechamento de 2017 e de 4,5% em 2018.

O comentário do presidente do BC foi feito durante participação em evento do Credit Suisse, em São Paulo, após ser questionado pela plateia sobre quando o país chegará a uma inflação parecida com a de outros países. “Minha resposta é: estamos no caminho. A inflação está caindo, a expectativa para esse ano já está na meta, no ano que vem também”, disse Goldfajn, acrescentando que a meta de inflação para 2019 será definida em junho e que ainda “não há nenhuma decisão tomada”.

“Ao longo do tempo, e eu estou falando no longo prazo, nós devemos caminhar para uma meta parecida com outros países emergentes, que tem uma meta de inflação perto de 3%. Novamente, estou falando aqui no longo prazo. Nessa posição, você fala uma coisa, as pessoas acham que é para amanhã”, destacou.

O centro da meta de inflação tem sido mantido em 4,5% desde 2005.
Em 2016, a inflação oficial de 2016 ficou em 6,29%, dentro da meta determinada pelo BC. Nos 5 anos anteriores, o IPCA ficou bem distante do centro da meta e mais próximo ao teto de 6,5% vigente no sistema brasileiro. Em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, a inflação somou 5,91%, 6,50%, 5,84%, 5,91% e 6,41%. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A Sociedade Brasileira de Radioterapia alerta que 5 mil mortes anuais por câncer seriam evitadas com acesso universal pelo Sistema Único de Saúde
O que pode e o que não pode no turismo da maconha
https://www.osul.com.br/meta-de-inflacao-caminha-para-perto-de-3-no-longo-prazo-diz-presidente-do-bc/ Meta de inflação caminha para perto de 3% no longo prazo, diz presidente do BC 2017-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar