Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Michel Temer e a Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

Michel Temer (E) e Rodrigo Janot. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

No dia em que o presidente Michel Temer fez um prolongado discurso espontâneo para rebater – sem se explicar – a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, além de atacar um ex-procurador que se tornou advogado do empresário Joesley Batista (JBS/Friboi), o MPF (Ministério Público Federal) apresentou a lista tríplice da categoria para indicar o substituto de Janot, em setembro. Aliados de Temer avisam que será difícil para ele seguir a maioria e endossar Nicolao Dino para o cargo. Há alguns meses, ele avisou entre portas que a PGR (Procuradoria-Geral da República) merecia uma mulher – conotando preferência pela subprocuradora Raquel Dodge.

A lista

Dino (621 votos), Raquel (587 votos) e Mario Luiz Bonsaglia (564 votos) compõem a lista tríplice votada ontem pelos procuradores do MPF.

Corra pra cá!

Os ministros Antônio Imbassahy, Moreira Franco e Eliseu Padilha dispararam mensagens de WhatsApp cobrando a presença de deputados para o discurso-defesa de Temer.

Hã? Onde?

Espertos foram os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Eles programaram um almoço para evitar aparecer ao lado da decadente imagem de Temer no Palácio do Planalto.

Até no Diário Oficial da União?

O Ministério da Educação cometeu uma gafe (perigosa) na publicação da Portaria nº 11 de 2017 no Diário Oficial da União do dia 21. Trocou PPC (Projeto Pedagógico do Curso) por… PCC.

Ainda na mira

A oposição conseguiu assinaturas para apresentar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) um recurso contra o arquivamento da denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no Conselho de Ética da Casa. Assinaram o documento os Lasier Martins (PSD-RS), José Pimentel (PT-CE), João Capiberibe (PSB-AP), Antonio Valadares (PSB-SE) e Pedro Chaves (PSC-MS).

Ele volta

O maranhense José Sarney, 86 anos, vai se candidatar ao Senado pelo Amapá. Ele ficou animado com números que apontam a sua liderança para uma das duas vagas. Ao deixar o Senado, o ex-presidente havia anunciado a sua aposentadoria da política, mas não do Poder. Sarney já despacha em novo escritório, no Brasília Shopping, onde há filas para o beija-mão.

O Clã

Já a filha, Roseana Sarney, vai se candidatar ao governo do Maranhão. A coalizão terá Zequinha Sarney (PV) e Edison Lobão (PMDB) – ele de novo – para o Senado.

Prestígio no ar

A Frente Parlamentar da Agropecuária se reúne em Brasília para comemorar os 70 anos da aviação agrícola. O Brasil tem a segunda maior frota do setor no mundo.

Donos do mundo

Em nota assinada pela presidente do PT e ré na Operação Lava-Jato, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o partido afirma que “sem Lula, as eleições presidenciais não terão legitimidade”. Na segunda, o seu colega Lindbergh Farias (PT-RJ) disse no plenário que “eleição sem Lula não é eleição, é fraude”.

Ciro na rua

Ciro Gomes (PDT-CE) está em plena campanha e só o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não vê. Ele tem uma agenda com dezenas de palestras até o fim de julho e, cada vez mais presidenciável, atacando adversários políticos. Ontem, ele palestrou na UFF (Universidade Federal Fluminense) em Niterói (RJ).

Nova chance…

Sancionada, a Lei nº 13.456/17 acatou a sugestão do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) de incluir empresas que possuam em seus quadros um programa de reinserção profissional para egressos do sistema penitenciário.

…Além celas

Trata-se do Programa Seguro-Emprego, que vai priorizar a adesão de empresa que atenda a cota de pessoas com deficiência. O pagamento será custeado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O Brasil possui hoje 622 mil detentos.

Pela saúde

Com o caos nas contas públicas, empresários se unem para tentar salvar a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A Universidade Estácio, por exemplo, consertará os elevadores parados. O centenário hospital realiza 200 atendimentos por dia, gratuitos ou a preços populares.

Marinho na lida

O relator Rogério Marinho (PSDB-RN) segue a sua saga para tentar convencer a população sobre a reforma trabalhista. Na semana que vem, ele fará palestra na sede do PSDB do Distrito Federal.

Com Walmor Parente (DF), Tadeu Pinto (DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Dois sob suspeição
Padilha diz que Temer expressou a posição do governo
https://www.osul.com.br/michel-temer-e-procuradoria-geral-da-republica/ Michel Temer e a Procuradoria-Geral da República 2017-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar