Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Micro-ondas que funciona com o comando de voz e geladeira com internet: as novidades tecnológicas de 2019

Compartilhe esta notícia:

Um refrigerador "inteligente" da Samsung que possui uma grande tela sensível ao toque conectada à web e uma câmera que fotografa uma vista do interior da geladeira. (Foto: Reprodução)

Imagine um futuro onde as pessoas nunca estão realmente sozinhas. Mesmo quando o seu marido ou esposa esteja em uma viagem de negócios ou seus filhos estão longe, viajando ou no acampamento de verão, você sempre terá alguém (ou algo parecido para conversar. De manhã, você poderia pedir ao micro-ondas para aquecer uma tigela de mingau de aveia. No seu carro, poderia dizer ao seu aparelho de som para colocar uma música dos anos 1990. E quando você entra no escritório, pode perguntar ao seu smartphone: “O que está na minha agenda hoje?”

Este é o mundo que a indústria de tecnologia está construindo: um portfólio lotado de dispositivos que podem reagir a comandos de voz – e que as empresas vão lançar ainda em 2019. O futuro será exibido esta semana, em Las Vegas, na Consumer Electronics Show, a CES, a maior feira de eletroeletrônicos do mundo que serve como uma janela para as tendências tecnológicas mais quentes do ano.

Assistentes virtuais artificialmente inteligentes ocuparão o centro das atenções, com pequenas e grandes empresas apresentando dispositivos controlados por voz, entre eles robôs que aspiram o pó da casa, despertadores, geladeiras e acessórios para carros.
A maioria desses produtos será fornecida pelo Alexa, da Amazon, ou pelo Google’s Assistant, os dois mais populares assistentes artificialmente inteligentes, segundo especialistas do setor.

“A IA (inteligência artificial) irá permear o espetáculo”, disse Gary Shapiro, executivo-chefe da Consumer Technology Association, que é dona da CES. Se tudo isso soa como uma repetição do ano passado, não devemos estranhar. A inteligência artificial era a tendência tecnológica mais quente de 2018 também. Em outras palavras, a indústria de tecnologia está em um estado de repetição, em vez de fazer saltos espetaculares e ultrapassar limites com algo totalmente novo.

Outras tendências tecnológicas que estão progredindo incluem a estreia, neste ano, das redes celulares de quinta geração, conhecidas como 5G, que deverão acelerar significativamente as velocidades da internet móvel.

Os produtos de segurança cibernética para redes domésticas também estão proliferando, uma importante proteção agora que os consumidores possuem tantos dispositivos que podem se conectar à internet.

Mas como frequentemente acontece, também haverá muita conversa sobre a tecnologia excessivamente otimista que o consumidor deveria deixar de lado pelo menos por enquanto. Isso porque algumas das tecnologias mais badaladas – especialmente os carros autônomos – estão tão longe da realidade que as pessoas não as verão em lojas ou concessionárias tão cedo.

Em 2015, a Amazon deu à luz o Echo, o alto-falante artificialmente inteligente com o assistente virtual conhecido como Alexa. Um ano depois, o Google respondeu com o Home, seu alto-falante inteligente desenvolvido pelo próprio parceiro digital do Google, chamado Assistent.

Desde então, em uma tentativa de se tornar seu parceiro digital, os dois gigantes da tecnologia se uniram a fabricantes de dispositivos como termostatos, campainhas, lâmpadas e acessórios para carros para adicionar seus assistentes virtuais a eles.

Espera-se que o Google seja ainda mais agressivo este ano com o seu Assistent. A empresa vai triplicar o tamanho de sua presença na CES este ano, sugerindo que é provável que ela desvende uma grande variedade de produtos que funcionam com o seu dispositivo. “Estamos realmente nos apoiando no Assistent como a melhor maneira de fazer as coisas, ajudando as pessoas em muitas tarefas durante o dia”, disse Nick Fox, executivo do Google que supervisiona o Assistent.

A Amazon, por sua vez, disse que também exibirá uma ampla gama de tecnologias na CES que vem trabalhando com o Alexa, como parte de um projeto que a empresa chama de Alexa Everywhere. O objetivo da Amazon é expandir o alcance de seu assistente virtual em todas os ambientes da vida das pessoas, incluindo a cozinha, a sala de estar, o escritório e o carro.

JH Han, presidente de Telas da Samsung Electronics, diz que o objetivo é que a TV seja o centro da inteligência artificial e que controle todos os produtos.

Tecnologia 5G

Este ano, a indústria sem fio dará início a uma grande atualização para sua infraestrutura. Operadoras de telefonia como a AT & T e a Verizon Wireless dizem que a tecnologia 5G fornecerá dados em velocidades incrivelmente rápidas, permitindo que as pessoas baixem filmes inteiros em poucos segundos.

Além de aumentar as velocidades dos smartphones, a tecnologia 5G será importante para outros tipos de dispositivos, como robôs, carros autônomos, drones e câmeras de segurança. Espera-se que a tecnologia reduza consideravelmente a latência ou o tempo que os dispositivos demoram para se comunicar uns com os outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O que é o lado escuro da Lua e por que a China quis chegar lá
A poupança fechou 2018 com o melhor resultado em cinco anos
https://www.osul.com.br/micro-ondas-que-funciona-com-o-comando-de-voz-e-geladeira-com-internet-as-novidades-tecnologicas-de-2019/ Micro-ondas que funciona com o comando de voz e geladeira com internet: as novidades tecnológicas de 2019 2019-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar