Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Microsoft vai “aposentar” o Windows Phone 8.1

Compartilhe esta notícia:

Windows Phone enfrenta escassez de aplicativos. (Foto: Reprodução)

A partir desta terça-feira (11), a Microsoft vai deixar de oferecer suporte para o Windows Phone 8.1, sistema operacional utilizado em celulares e tablets que responde por 70% da base de usuários móveis da empresa.

A meta da empresa é que os usuários façam a atualização para o Windows 10 Mobile, sua plataforma mais recente para dispositivos móveis. A versão mais recente do sistema está presente em apenas 20% dos smartphones com sistema Windows, segundo dados da empresa de pesquisa AdDuplex.

O anúncio pode causar confusão, mas calma: ao contrário do que aconteceu em outros sistemas, o Windows Phone 8.1 continuará recebendo ajustes e atualizações de segurança. Além disso, o sistema não recebia grandes atualizações desde dezembro de 2014, com o pacote Lumia Denim – o fim do suporte apenas torna oficial algo que já acontecia de forma prática.

Nem todos os usuários, porém, vão ter a chance de fazer a atualização. O melhor jeito de descobrir isso é usar o aplicativo Supervisor de Atualização, disponível para download gratuito na loja de aplicativos da Microsfot. Com o app, é possível descobrir se o seu smartphone Windows poderá ser atualizado para o Windows 10 Mobile.

De qualquer forma, é mais um passo importante para mostrar que a Microsoft abandonou o desenvolvimento de sistemas operacionais para dispositivos móveis, além da fabricação de celulares e tablets. A empresa bem que tentou, mas chegou atrasada ao mercado: enquanto a Apple apresentou o iPhone em 2007 e o primeiro celular com Android surgiu um ano depois, a Microsoft só apresentou seu Windows Phone em 2012, quando o mercado já estava maduro.

Hoje, a estratégia da Microsoft parece não está nos smartphones, mas nos serviços dentro deles, como o pacote de produtividade Office e a assistente pessoal Cortana.

Na verdade não fica bem clara qual a estratégia da Microsoft para o universo mobile. Apesar de não anunciar oficialmente o cancelamento definitivo de sua empreitada no ramo dos smartphones, a MS não apresenta grandes novidades há um bom tempo e deixa seus usuários com aquela sensação de abandono.

Atualizar para o Windows 10 Mobile

Em seu site oficial, a Microsoft revela que “a disponibilidade do Windows 10 Mobile como uma atualização para dispositivos com Windows Phone 8.1 varia de acordo com o fabricante do dispositivo, o modelo, o país ou a região, a operadora móvel ou o provedor de serviços, as limitações de hardware e outros fatores”, então, é provável que nem todo mundo tenha a possibilidade de realizar o upgrade.

Para verificar se o seu dispositivo é compatível, a Microsoft recomenda que você entre em contato com o fabricante ou recorra ao Supervisor de Atualização, disponível gratuitamente para download.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministro do Supremo dá mais 60 dias para a Polícia Federal investigar o senador Aécio Neves no caso Furnas
O mercado de tornozeleiras eletrônicas disparou por motivos óbvios e a empresa líder no setor, não por acaso, fica em Curitiba, sede da Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/microsoft-vai-aposentar-o-windows-phone-8-1/ A Microsoft vai “aposentar” o Windows Phone 8.1 2017-07-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar