Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Militares brasileiros começam a voltar do Haiti

Compartilhe esta notícia:

Militares brasileiros retornam do Haiti. (Foto: Divulgação/Ministério da Defesa)

Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea começam a retornar ao Brasil após 13 anos de atuação na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Na madrugada deste sábado (23), chegou o primeiro voo na Base Aérea de Guarulhos (SP), com 204 integrantes do 26º Contbras (Contingente Brasileiro) de Força de Paz no Haiti, responsável por encerrar a Missão de Paz.

Antes do retorno para casa, os militares permanecerão por dois dias em organizações militares para realização de exames médicos. Além desse primeiro voo, o restante da tropa chegará ao Brasil até o fim do mês de setembro, em mais três aeronaves, com cerca de 90% dos militares desembarcando no território nacional. A etapa final de desmobilização será concluída em 15 de outubro, quando se encerrarão as medidas de repatriação de pessoal e material.

O trabalho desenvolvido pelos 37,5 mil capacetes azuis no Haiti foi considerado eficiente e relevante pelo ministério da Defesa. A participação dos militares brasileiros foi reconhecida pelo povo haitiano e por autoridades internacionais pela desenvoltura com que combinam funções militares, como o patrulhamento, com atividades sociais e de cunho humanitário.

A desmobilização começou em 31 de agosto na capital do Haiti, Porto Príncipe. Ao londo da missão, 37,5 mil militares participaram dos esforços de paz. O objetivo era proporcionar estabilidade e segurança ao povo de Haiti, assim como de assistência humanitária, depois que o país foi alvo de um terremoto que deixou mais de 220 mil mortos.

“A missão foi muito bem cumprida pelas Forças Armadas brasileiras, demonstrando profissionalismo e comprometimento como a manutenção da paz. Além de haver contribuído sobremaneira para a estabilização do Haiti ratificou a imagem extremamente positiva e de grande credibilidade que o Brasil possui junto às Nações Unidas e à comunidade internacional, pelos mais de 70 anos como contribuinte para a paz no mundo”, afirmou o subchefe de Operações de Paz do Ministério da Defesa, almirante Rogério Lage.

Os maiores desafios enfrentados pela tropa brasileira teriam sido a pacificação de Cité Soleil no início da Missão, a atuação durante o terremoto em 2010 e durante o Furacão Matthew em 2016.

Desde 2004, além de ser o maior país contribuinte com tropa, o Brasil sempre teve um oficial-general como chefe do componente militar da missão. O último a desempenhar esta função está sendo o General Ajax Porto Pinheiro, atual Force Commander.

“Me sinto muito orgulhoso de ter participado do 26° Batalhão Brasileiro de Força de Paz e ter estado nesse momento de desmobilização. Feliz também em poder reencontrar minha família, meus amigos e poder compartilhar com eles a felicidade de ter integrado essa Missão de Paz no Haiti”, comentou o capitão Kleber Gomes, capacete azul que chegou neste sábado ao Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Prisão do ex-diretor Internacional da Petrobras reforça indícios de que fraudes em obras de refinarias ocorreram em outros contratos
Diretor da Polícia Federal afirma que investigações não mudam, mesmo que cheguem perto de Dilma ou de Lula
https://www.osul.com.br/militares-brasileiros-comecam-a-voltar-do-haiti/ Militares brasileiros começam a voltar do Haiti 2017-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar