Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Agricultura afasta 33 funcionários e cita outros problemas em frigoríficos

Compartilhe esta notícia:

Ação foi deflagrada nesta manhã (Foto: PF/Divulgação)

O Ministério da Agricultura afirmou que, além de carne bovina, a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, identificou irregularidades em outros produtos, como mortadela, salsicha, carne de aves e ração de animais de estimação. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou na sexta-feira (17) que interditou três unidades de empresas investigadas.

No caso da BRF, foi interditado um frigorífico de carne de aves em Mineiros (GO). Já a Peccin Agroindustrial teve duas unidades de embutidos (salsicha e mortadela) interditadas pela pasta, uma em Jaraguá do Sul (SC) e outra em Curitiba (PR).

Segundo Novacki, a pasta afastou 33 servidores envolvidos na operação – destes, quatro servidores exerciam cargos de confiança e foram exonerados. “As primeiras denúncias aconteceram há quase sete anos, e as investigações começaram há dois anos”, disse o secretário. “Desde que chegamos, o ministro determinou que a série de procedimentos fossem estudados e verificados, entre eles o procedimentos de inspeção. Situações como essa causam um dano à imagem.”

Os servidores afastados serão submetidos à instauração de um procedimento administrativo dentro da pasta. “Novas operações poderão vir no futuro. Tudo o que estamos detectando, estamos tomando providências e encaminhando para a PF e para o Ministério Público Federal.”

O secretário afirmou que são poucos servidores para o universo total. “São 33 servidores em um universo de 11 mil servidores, 2,3 mil diretamente na área de inspeção”, disse. “Não representam de modo algum a postura do Ministério da Agricultura.”

Disse ainda que a pasta está realizando mudanças para deixar a fiscalização mais rigorosa. “Atualizamos e entregamos à Casa Civil um novo regulamento de inspeção de produtos de origem animal. Fizemos uma atualização e trouxemos o capítulo que estabelece procedimentos e penalidades.”

Segundo a pasta, há 21 SIFs [Serviço de Inspeção Federal] do Ministério da Agricultura que estão sendo investigados. “Mas há quase 5.000 estabelecimentos no País. Isso demonstra que não é um fato cotidiano, são fatos isolados”, defendeu.

Questionado sobre a avaliação da PF de que a corrupção abastecia o caixa do PP (Partido Progressista), mesmo partido do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ele afirmou que “na nossa gestão, isso não existiu”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Frigoríficos negam irregularidades e defendem qualidade da carne
O Tribunal Superior Eleitoral recebeu uma lista com mais de 7 mil nomes de gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas
https://www.osul.com.br/ministerio-da-agricultura-afasta-33-funcionarios-e-cita-outros-problemas-em-frigorificos/ Ministério da Agricultura afasta 33 funcionários e cita outros problemas em frigoríficos 2017-03-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar