Últimas Notícias > Capa – Magazine > Conheça o fenômeno oriental ‘BlackPink’ que está conquistando o mundo!

Ministério da Educação indica Elmer Vicenzi para presidência do Inep

Elmer Vicenzi, indicado para a presidência do Inep. (José Cruz/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (15), o Ministério da Educação (MEC), confirmou o nome de Elmer Coelho Vicenzi como indicado da pasta para assumir a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão divulgada pelo MEC em nota é de que o nome seja “oficializado em breve”.

Vicenzi é delegado da Polícia Federal, e já foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado.

O Inep
Vinculado ao Ministério da Educação, o Inep é responsável por avaliações importantes que são aplicadas aos estudantes ao longo da vida escolar, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Além disso, também gere tanto o Censo Escolar, como o da Educação Superior.

Dança das cadeiras
O cargo de presidente do Inep está vago desde o dia 26 de março, quando Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues foi exonerado. Ele havia se desentendido com o então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez, demitido no dia 8 de abril, sobre o adiamento, para 2021, da avaliação da alfabetização prevista pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A medida foi revertida, mas nenhum dos dois seguiu nos postos. O atual comandante do Mec é Abraham Weintraub.

Deixe seu comentário: