Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ministério da Justiça abre processos contra empresas de celular

Compartilhe esta notícia:

Em 80,4% dos lares conectados à internet em 2014, o acesso era feito por celulares (Foto: Reprodução)

O Ministério da Justiça abriu processos administrativos contra as empresas de telefonia móvel Oi, Vivo, TIM e Claro para investigar como as operadoras adotaram as mudanças no modelo de serviços de acesso à internet pelo celular.

As empresas passaram a adotar, em 2014, um modelo no qual, quando o cliente usa todo o pacote de internet móvel contratado, ele tem o serviço de navegação suspenso e é preciso pagar um valor adicional para continuar navegando na web. Antes, quando a franquia chegava ao fim, a velocidade de navegação era reduzida, mas o usuário não pagava a mais.

Os despachos foram publicados nessa quarta-feira no Diário Oficial da União. A investigação é coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor. O órgão verificou possíveis indícios de violações às normas de defesa do consumidor, como falha no dever de informação, descumprimento de oferta e ofensa à publicidade feita ao longo dos anos.

Segundo o ministério, quando as empresas forem notificadas, terão o prazo de dez dias para apresentarem defesa. Se condenadas, poderão ser multadas em mais de 8 milhões de reais.

A Claro informou que não foi notificada. A Oi disse que não teve acesso a documentos do processo. A Vivo afirmou que atende a regulamentação. A TIM só se pronunciará ao tomar conhecimento da nota técnica. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Câmara dos Deputados decide iniciar obra de 400 milhões de reais. Recursos sairão de reserva do Tesouro
Prazo para uso obrigatório de cadeirinha em transporte escolar deve ser adiado
https://www.osul.com.br/ministerio-da-justica-abre-processos-contra-empresas-de-celular/ Ministério da Justiça abre processos contra empresas de celular 2015-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar