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Por Redação O Sul | 18 de outubro de 2017
Mais uma vez, o Ministério do Uruguai apresenta em primeira mão para o mercado gaúcho as novidades da temporada 2017/2018 que o país ofertará aos turistas. De novembro a abril são os meses de maior fluxo turístico e para a próxima temporada estão sendo esperados 25% a mais de visitantes, comparado a 2017, sendo o maior contingente oriundo da Argentina e Brasil. “Esta próxima temporada deverá ser melhor que a do ano passado, que já foi extraordinariamente boa”, diz a ministra do Turismo, Liliam Kechichian, que está em Porto Alegre para lançar na noite desta quarta-feira a campanha Uruguai Natural, que envolve o chamado “Corredor dos Pássaros Pintados”, que pontua as belezas do litoral do Rio Uruguai, além de Punta del Este, Piriápolis, Rocha e Colônia de Sacramento, esta, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade.
Como novidade, a ministra aponta que em todas as compras de shoppings, será dado um desconto de 18,5% aos consumidores, com a chamada “Tax Free”, ou seja, taxa livre de impostos. Já para estabelecimentos como restaurantes, hotéis, além de alugueis de carro e organização de festas, a taxa será de 21%. Outros atrativos da região passam por tradições como o tango, a gastronomia, a música e o carnaval. Por exemplo, a cidade de Artigas é reconhecida pelos seus festejos carnavalescos, considerados um dos mais bonitos da América Latina.
O turismo no Uruguai representa 7,5% do PIB e gera cem mil postos de trabalho, o que segundo a ministra, é expressivo, considerando o tamanho do país e sua população, na ordem de 3,2 milhões de habitantes. “Na temporada, o país dobra sua população com a presença de turistas”, aponta a ministra Liliam Kechichian. São ainda mais de 300 mil cruzeiristas, além de 250 mil brasileiros que passam pela fronteira seca, sem serem contabilizados, pois não passam pela imigração.
Um dos diferencias do Uruguai é a sua excelência em serviços, principalmente em estabelecimentos ligados ao turismo, como redes hoteleiras, agências de viagens e outras empresas, que recebem capacitação especializada “porque os recursos humanos são o que importam para o turismo”, salienta a ministra, enfatizando que o investimento do país neste setor chegou a um milhão de dólares neste ano de 2017.