Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ministério Público investiga discriminação bancária a idosos em Santa Maria

Compartilhe esta notícia:

Caso de senhora de 91 anos, que teve seu pedido de empréstimo negado, está sob investigação. (Foto: Reprodução)

Negar empréstimo bancário ou outra operação de crédito a qualquer cidadão idoso em razão unicamente de sua idade pode configurar infração e até mesmo crime, de acordo com o estabelecido no Estatuto do Idoso. Em razão de denúncias, o MP (Ministério Público) está investigando eventuais infrações cometidas por agências bancárias na concessão de crédito a pessoas idosas em Santa Maria, na região central do RS.

Discriminação bancária

Em março deste ano, o promotor de Justiça Fernando Chequim Barros, da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Santa Maria, instaurou Inquérito Civil, a partir da declaração de uma pessoa que relatou o caso de sua mãe, uma senhora de 91 anos, que teve seu pedido de empréstimo negado. O motivo alegado pelo banco para a negativa, segundo o relato, foi a idade avançada da senhora. Se confirmado, a idosa pode ter sido vítima de discriminação bancária. Outros casos semelhantes já foram relatados pela imprensa no País.

Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, tem por objetivo proteger os direitos dessa parcela da população. Essa legislação determina como crime, de acordo com o artigo 96: “Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade”.

Visando a defesa da cidadania dos idosos, o Ministério Público orienta àqueles que já tiveram pedido de crédito negado unicamente devido a sua idade, em qualquer banco ou instituição de crédito em Santa Maria, que compareçam a Promotoria de Justiça para prestar mais informações.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Juiz condena mulher a caminhar 48 quilômetros por não ter pago a corrida de táxi
Juiz proíbe pássaros presos em gaiola
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-investiga-discriminacao-bancaria-idosos-em-santa-maria/ Ministério Público investiga discriminação bancária a idosos em Santa Maria 2017-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar