Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério Público pede investigação sobre falta de avião da Força Aérea Brasileira para transplante de coração no Distrito Federal

Compartilhe esta notícia:

Um menino de 12 anos morreu em Brasília, 14 dias depois de um órgão ser recusado em razão da indisponibilidade de avião da FAB. (Foto: Reprodução)

O MP-DF (Ministério Público do Distrito Federal) pedirá ao MPF (Ministério Público Federal) investigação sobre a falta de transporte que impediu o transplante de coração em Gabriel, 12 anos, que morreu em Brasília 14 dias depois de um órgão ser recusado em razão da indisponibilidade de avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

A Promotoria de Defesa da Saúde elaborou uma nota técnica em que apontou a necessidade de se investigar por que não houve transporte aéreo para o coração ofertado pela Central Nacional de Transplantes. O documento será remetido ao MPF, que tem a competência de apurar assuntos da esfera federal.

Chance perdida
Toda a cadeia que envolve um transplante no Brasil passa pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e por órgãos da administração federal. Isso vale, por exemplo, para a regulação das ofertas, administração das listas de espera e organização logística. A identificação dos voos – ou acionamento da FAB, quando não há linhas aéreas disponíveis na aviação comercial – é uma atribuição da Central Nacional de Transplantes. Os Estados e o DF mantêm as centrais locais de regulação.

Gabriel morreu em Brasília em 14 de janeiro. No dia 1 de janeiro, a Central Nacional fez a oferta de um coração surgido em Pouso Alegre (MG). O menino era o primeiro da lista de espera no DF e não havia qualquer restrição à qualidade do órgão ofertado. A equipe do Instituto de Cardiologia do DF, responsável pelos transplantes em Brasília, nem chegou a embarcar. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo desiste de taxar letras de crédito
O risco de guerra entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul pode ter acabado: o líder da Coreia do Norte convidou o presidente sul-coreano para uma reunião
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-pede-investigacao-sobre-falta-de-aviao-da-forca-aerea-brasileira-para-transplante-de-coracao-no-distrito-federal/ Ministério Público pede investigação sobre falta de avião da Força Aérea Brasileira para transplante de coração no Distrito Federal 2016-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar