Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Guarda Municipal flagra roubo e captura homem em Porto Alegre

Ministro Barroso diz que, para a sociedade, colegas do STF “protegem uma elite corrupta”

Luis Roberto Barroso falou em palestra na Universidade de Columbia (EUA). (Foto: Divulgação/STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, mostrou ontem que consegue perceber o sentimento de quem está do outro lado do balcão. Barroso comentou que o “momento de descrédito” do Tribunal está relacionado à percepção da sociedade de que os ministros por vezes protegem uma “elite corrupta”. Ele realizou uma palestra na Universidade de Columbia, em Nova York, quando sugeriu que isso – o descrédito do STF – é fruto de decisões tomadas pelo próprio tribunal e listou algumas situações que, segundo ele, não tornam difícil entender “por que a sociedade se sente desta forma”. Ele sugere que um “pacto oligárquico” deve ser substituído por um “pacto de integridade” no Brasil.

Quem são os seis gaúchos na Comissão da Reforma da Previdência

A Comissão Especial que analisará na Câmara dos Deputados o texto da Reforma da Previdência terá 40 membros titulares. Destes, seis são gaúchos. Os deputados gaúchos que integram a comissão, indicados pelos seus partidos, são Daniel Trzeciak (PSDB), Darcisio Perondi (MDB), Giovani Cherini (PR), Henrique Fontana (PT), Jerônimo Goergen (PP) e Marcelo Moraes (PTB).

Marcelo Santos vai presidir a comissão

A comissão especial foi instalada ontem, para analisar a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro (PEC 6/19). Em reunião na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, líderes partidários indicaram como presidente do colegiado o deputado Marcelo Ramos (PR-AM). Eleito por 40 votos, ele designou como relator o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Porto Alegre tem mais de 20 mil decretos

Os vereadores Mendes Ribeiro, Nelcir Tessaro e Felipe Camozzato debateram ontem com técnicos da área, a profusão de leis e decretos que existem em Porto Alegre. Eles integram a comissão especial que busca enxugar o emaranhado de textos legais. O vereador Felipe Camozzato (Novo) preside a comissão. Ele revela que existem atualmente 12.535 leis e 20.226 decretos na cidade.

Raquel Dodge pede 22 anos de cadeia para Collor

Se depender da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o futuro do senador Fernando Collor não será tranquilo: ela pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do senador pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro a uma pena de 22 anos e oito meses de prisão.

Mortes por acidente de Trabalho

Dados do Ministério Publico do Trabalho indicam que entre 2012 e 2018, 957 pessoas morreram devido a acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul. O dado é alarmante, se levarmos em conta que se refere apenas a trabalhadores formais e com carteira assinada.

Deixe seu comentário: