Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro da Justiça defende pena maior por uso ilegal de armamento pesado

Compartilhe esta notícia:

Cardozo destacou ainda a importância do controle do tráfico de armas nas fronteiras. (Foto: Dida Sampaio/AE)

Após a morte de Playboy e a prisão de Ricardo Chaves de Castro Lima, o Fu da Mineira, ambos traficantes, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu na terça-feira penas mais duras para quem utiliza armamento pesado, cuja comercialização é proibida.

Durante a operação de prisão de Fu, realizada no Rio de Janeiro, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) apreendeu diversos armamentos pesados, como fuzis capazes de derrubar um helicóptero, munições e pistolas de uso restrito, ou seja, que não podem ser comercializadas devido ao alto poder de destruição.

“Somos absolutamente favoráveis a um apenamento maior de quem utiliza armas proibidas, armamento pesado. Se de um lado temos que trabalhar para termos menos armas entre a população, por outro lado temos que ter penas mais duras para aqueles que utilizam armamento pesado”, disse Cardozo, antes de participar de audiência na Câmara dos Deputados.

Atualmente a pena para a posse ou uso de arma de fogo de uso restrito é de três a seis anos de prisão. O ministro da Justiça destacou, da mesma forma, a importância do controle do tráfico de armas nas fronteiras do País, para evitar o fortalecimento de grupos criminosos. “Muitas vezes temos nas fronteiras a entrada de armas que são apreendidas por corpos policiais e acabam voltando para o crime. O controle de armas é uma questão importante”, frisou.

O traficante Fu da Mineira era considerado a principal liderança de uma das maiores facções criminosas que atua no Rio de Janeiro e dominava o tráfico no conjunto de favelas do Lins, no subúrbio. Ele pertencia a um grupo rival ao do traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morto no sábado durante uma ação no conjunto de favelas da Pedreira, também no subúrbio.

Fu é apontado pela polícia como o responsável por confrontos ocorridos nos morros da Mineira, do Fallet e da Coroa, no Catumbi e em Santa Teresa, no Centro do Rio, em maio deste ano. O traficante estava foragido desde agosto de 2013, quando recebeu o benefício da progressão de pena para o regime semiaberto.

(AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Seis em cada dez passagens aéreas no País em 2014 custaram até 300 reais
Conta de luz deve cair 1% com desligamento de usinas térmicas, diz governo
https://www.osul.com.br/ministro-da-justica-defende-pena-maior-por-uso-ilegal-de-armamento-pesado/ Ministro da Justiça defende pena maior por uso ilegal de armamento pesado 2015-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar