Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro do TSE intima mais um delator da Odebrecht para acareação nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Ministro Herman Benjamin (Foto: Sérgio Amaral/STJ)

O ministro Herman Benjamin, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), convocou mais um ex-dirigente da Odebrecht para participar de uma acareação nesta sexta-feira (10). Além de Marcelo Odebrecht, Hilberto Mascarenhas e Cláudio Melo Filho – que haviam sido intimados na terça-feira (7) –, também será chamado o ex-diretor de Infraestrutura da Odebrecht Benedito Barbosa da Silva Júnior.

O objetivo da acareação, na qual o depoimento é feito em conjunto, é esclarecer contradições que surgiram no momento em que os quatro delatores foram ouvidos individualmente. O procedimento dá sequência à ação proposta pelo PSDB para investigar a campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer em 2014.

Ex-diretor de Infraestrutura da Odebrecht, Benedito disse, em depoimento ao TSE na semana passada, que a empreiteira havia reservado R$ 200 milhões para doações eleitorais em 2014, entre repasses legais feitos em nome da empresa, por intermédio de terceiros e por meio de caixa 2.

A Polícia Federal encontrou na casa de Benedito Barbosa planilhas que mostravam doações feitas pela Odebrecht a mais de 200 políticos de 24 partidos. Hilberto Mascarenhas fazia parte do chamado “Setor de Operações Estruturadas”, departamento profissional de pagamento de propina em dinheiro no Brasil com funcionários dedicados a uma espécie de contabilidade paralela que visava pagamentos ilícitos.

Já Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais, era um dos principais responsáveis pelo contato da cúpula da empresa com políticos. Em um dos depoimentos de delação premiada, Melo Filho contou sobre um episódio em que acertou, segundo ele a pedido de Temer, a doação de R$ 10 milhões para o PMDB em 2014. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo prevê uso maior de térmicas, e contas de luz devem ficar mais caras
Cientistas detectam pó interestelar de uma das galáxias mais distantes
https://www.osul.com.br/ministro-do-tribunal-superior-eleitoral-intima-mais-um-delator-da-odebrecht-para-acareacao-nesta-sexta-feira/ Ministro do TSE intima mais um delator da Odebrecht para acareação nesta sexta-feira 2017-03-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar