Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro Edson Fachin autoriza que Procuradoria solicite dados de entrada ao Palácio do Jaburu

Compartilhe esta notícia:

Ministro quer checar informações de delator, que descreveu jantar com o então vice-presidente Michel Temer no qual teria sido acertado repasse de 10 milhões de reais da Odebrecht ao PMDB. (Foto Lula Marques/Agência PT)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou que a Procuradoria-geral da República solicite os dados de entrada no Palácio do Jaburu, residência oficial do presidente Michel Temer, no dia 28 de maio de 2014.

A data foi citada pelo ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, em acordo de delação premiada, e consta em inquérito aberto contra os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco, (Secretaria-Geral da Presidência).

No dia em questão, Melo Filho relata que houve um jantar no Jaburu com a presença do ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, Padilha e Temer. Ali teria sido feito um pedido de repasse de 10 milhões de reais, sob pretexto de financiar a campanha eleitoral de 2014.

Em seu depoimento, Marcelo confirmou o pedido e declarou que 6 milhões de reais seriam destinados ao então candidato a governador de São Paulo pelo PMDB, Paulo Skaf, e outros 4 milhões de reais a campanha de Temer à vice-presidência.

“Temer nunca mencionou para mim os 10 milhões, mas obviamente que no jantar ele sabia. Acertei com isso e acertei com o Padilha que dos 10, 6 iriam para o Paulo”, afirmou Marcelo, que ainda avaliou que ‘Temer não falaria de dinheiro’, nem com ele, ‘nem com a esposa, nem com ninguém’.

De acordo com a Procuradoria, “há fortes elementos que indicam a prática de crimes graves, consistente na solicitação por Eliseu Padilha e Moreira Franco de recursos ilícitos em nome do PMDB e de Michel Temer, a pretexto de campanhas eleitorais”. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Marcelo Odebrecht enviou documentos sobre caixa 2 para pressionar Dilma
Um ex-diretor da Petrobras disse que Lula, José Dirceu e o PT dividiam dois terços das propinas de contratos de plataformas do pré-sal
https://www.osul.com.br/ministro-edson-fachin-autoriza-que-procuradoria-solicite-dados-de-entrada-ao-palacio-jaburu/ Ministro Edson Fachin autoriza que Procuradoria solicite dados de entrada ao Palácio do Jaburu 2017-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar