Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Ministros do PMDB terão 30 dias para deixar o governo

Compartilhe esta notícia:

Eliseu Padilha (Foto José Cruz/Abr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Embora o vice-presidente da República “não tenha porta-vozes”, conforme disse ontem o ex-ministro Eliseu Padilha, o fato é que outras figuras de expressão do PMDB nacional já projetam como irreversível o desembarque do governo, que será anunciado na reunião do diretório nacional programada para o dia 26. O dia seguinte, prevê a saída dos ministros e detentores dos demais cargos em 30 dias, para evitar um choque na gestão do País. O plano do PMDB, que já projeta um governo com Michel Temer, prevê a presença de nomes do PT no novo ministério. O cálculo pessimista da oposição indicava que ontem o governo teria apenas 170 votos na Camara dos Deputados, número insuficiente para barrar o processo de impeachment.

Governo de 60 dias

O raciocínio dos peemedebistas, hoje majoritariamente oposicionistas, é de que nenhum ministro arriscará desobedecer a orientação, e permanecer em um governo que teria a duração de apenas mais 60 dias, tempo estimado para finalizar o processo de impeachment no Senado.

TCE aplica multa à prefeita, mas diz que contas estão ok

Acompanhando voto do relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, o TCE (Tribunal Contas do Estado) considerou que as contas da prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon (PT) estão regulares. Porém, mesmo estando “regulares”, impôs multa de 1,5 mil reais para a prefeita. Este é o valor máximo previsto em lei estadual, por inobservância às normas da administração financeira e orçamentária. A prefeita, segundo o TCE, embora tenha as contas considerada “regulares”, também terá de retornar aos cofres públicos a quantia de 6.469,85 reais, referente ao pagamento de diária integral na data do retorno da viagem, ausência de prestação de contas e pagamento de diária integral, sem despesa com pernoite. Ou seja, a expressão “regulares” equivaleria, no mundo real, à “meia gravidez”. Ainda cabe recurso ao Pleno do Tribunal em 30 dias a contar da publicação da decisão.

Boas notícias da Cotrijal

Pelos dados da Cotrijal, mais uma vez a agricultura vai segurar os índices positivos das economia, graças às projeções da próxima safra. As primeiras áreas de soja colhidas na região de atuação da Cotrijal estão deixando os produtores otimistas. Apesar do período de estiagem em janeiro e do intenso ataque da ferrugem nesta safra, a expectativa é de boa produção. No caso da soja, os índices de produtividade na região onde estão os produtores da Cotrijal indicam na safra 2014/2015, 66,4 sacas por hectare, contra a média nacional, segundo a Conab, de 50,66 sacas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

O golpe em andamento!
Os generais da rainha
https://www.osul.com.br/ministros-do-pmdb-terao-30-dias-para-deixar-o-governo/ Ministros do PMDB terão 30 dias para deixar o governo 2016-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar