Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os ministros não devem receber parlamentares na semana de apresentação da reforma da Previdência, disse o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

Compartilhe esta notícia:

Na mensagem, o chefe da Casa Civil diz que “a referida providência se faz necessária no sentido de colaborarmos com os trabalhadores das Casas Legislativas federais”. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, enviou na terça-feira (12) um e-mail a todos os colegas de Esplanada orientando-os a não receber parlamentares para audiências em suas pastas nos dias 19 e 20, das 16h às 22h, e no dia 21, das 10h às 14h.

A previsão é que o Planalto envie o texto da reforma da Previdência ao Congresso exatamente no período destacado por Onyx. De acordo com integrantes do governo, a ideia é garantir a presença de deputados e senadores alinhados a Jair Bolsonaro nos três dias, para evitar que a oposição ocupe as tribunas com críticas às mudanças na aposentadoria.

Na mensagem, o chefe da Casa Civil diz que “a referida providência se faz necessária no sentido de colaborarmos com os trabalhadores das Casas Legislativas federais”. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Pacote de bondades

Por sugestão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a área econômica do governo estuda um pacote de projetos em benefício dos Estados que tramitará junto com a reforma da Previdência.

A ideia é oferecer essas medidas aos governadores e à oposição como parte de um acordo para a aprovação da reforma. Maia e o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, já estão discutindo com os governadores quais os problemas mais urgentes dos Estados que podem entrar nesse pacote.

Para aferir os pontos da reforma da Previdência com maior aceitação, também o secretário nacional de Previdência, Rogério Marinho, tem se encontrado com os governadores. Na quinta-feira (07), recebeu Wellington Dias, do Piauí.

O governador confirma a necessidade de discutir uma solução para a crise imediata de caixa dos Estados paralelamente à Previdência: “Os governadores, pelo que temos conversado, compreendemos a importância de um entendimento para mudanças na Previdência, na direção do equilíbrio atuarial, com prazo de transição adequado para atingir metas pactuadas como adequadas a este equilíbrio. E como todos sabemos os efeitos virão no longo prazo, precisamos junto com a busca de entendimento sobre as medidas tratar também da solução para enfrentar o hoje, o curto prazo. É preciso uma solução para onde já entrou em colapso e atrasou salários e para evitar que outros Estados entrem em colapso. Pois será difícil aprovar regras que exigem sacrifício de todos e não dar solução para estes desafios”.

Quanto ao projeto de Previdência em si, o governador petista assume o discurso dos demais governadores de esquerda: “Também consideramos importante que não se descarregue nos mais pobres o ônus da quebra da previdência pública especialmente.”

Está prevista para o próximo dia 20 uma reunião do Fórum de Governadores de Brasília. Paulo Guedes disse ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que pretende apresentar, neste Fórum, as propostas da reforma da Previdência já aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo Bolsonaro prepara uma ofensiva publicitária para divulgar a “Nova Previdência”
O presidente Jair Bolsonaro informou que os patrocínios concedidos pela Petrobras estão sendo revistos
https://www.osul.com.br/ministros-nao-devem-receber-parlamentares-na-semana-de-apresentacao-da-previdencia-disse-o-chefe-da-casa-civil-onyx-lorenzoni/ Os ministros não devem receber parlamentares na semana de apresentação da reforma da Previdência, disse o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni 2019-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar