Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Missão da Nasa em Marte pela primeira vez capta a gravação do vento no planeta

Compartilhe esta notícia:

Imagem de Marte feita pela sonda Insight. (Foto: Reprodução Nasa)

A Nasa captou pela primeira vez o áudio do vento em Marte. O feito só foi possível graças à sonda espacial Insight, um robô que investiga o interior do planeta em uma incursão inédita.

Segundo a Nasa, dois sensores muito sensíveis na espaçonave detectaram essas vibrações de vento: um sensor de pressão de ar dentro do módulo de aterrissagem e um sismógrafo localizado no convés da Insight, aguardando a implantação pelo braço robótico da InSight.

Os dois instrumentos gravaram o ruído do vento de diferentes maneiras. O sensor de pressão de ar, parte do Subsistema Auxiliar de Sensor de Carga Útil (APSS), que coletará dados meteorológicos, registrou essas vibrações de ar diretamente. O sismógrafo registrou as vibrações causadas pelo vento que se movia sobre os painéis solares da espaçonave, que têm 2,2 metros de diâmetro e se destacam dos lados da sonda como um par de orelhas gigantes.

O pouso em Marte

A sonda Mars InSight, da Nasa, pousou em Marte no dia 26 de novembro após sete meses de viagem. A sonda é a primeira capaz de captar terremotos e estudar o funcionamento interno do planeta. Esta é a oitava vez que a Nasa consegue fazer um pouso em Marte.

A nave espacial não tripulada foi lançada há quase sete meses e percorreu 482 milhões de km. Parte de sua missão é informar dos esforços para enviar algum dia exploradores humanos ao planeta vermelho – algo que a Nasa espera concretizar na década de 2030.

A InSight não tem capacidade de detectar vida no planeta – isso será deixado para os futuros robôs. A missão da agência em 2020, por exemplo, irá coletar rochas que possam conter evidências da vida antiga.

Este pouso em Marte é o primeiro desde 2012, quando o explorador Curiosity da Nasa pousou na superfície e analisou as rochas em busca de sinais de vida que possa ter habitado o planeta vizinho da Terra, agora gélido e seco.

Chegada da OSIRIS-REx ao asteroide Bennu

Nem bem passou a festa pelo sucesso do pouso da InSight em Marte, já temos outra marca para comemorar: a chegada da OSIRIS-REx ao asteroide Bennu.

Em setembro de 2016 a NASA lançou a sonda OSIRIS-REx em parceria com a Universidade do Arizona com o objetivo de estudar o asteroide Bennu. Esse asteroide está na categoria de Asteoides Potencialmente Perigosos, mas que não representa nenhum risco real para a Terra. Ao menos nos próximos séculos. Essa classe abrange os asteroides que atinjam distância igual ou menor que 20 vezes a distância Terra-Lua quando ele cruza a órbita do nosso planeta. Então asteroides dessa categoria são bons alvos porque estão perto e, além de potencialmente perigosos, são também potencialmente lucrativos!

Depois de viajar 2 bilhões de quilômetros, a OSIRIS-REx finalmente adentrou a ‘Esfera de Hill’ do asteroide. Essa esfera representa o ponto onde a força gravitacional de um corpo no espaço, no caso Bennu, se torna mais intensa que a força gravitacional do Sol. Em outras palavras, a sonda foi capturada pelo campo gravitacional do asteroide.

A missão da OSIRIS-Rex é bem ousada, depois de mapear a superfície do asteroide, irá se aproximar dele e colher uma amostra do terreno para enviá-la à Terra para análise. Agora que finalmente foi capturada pela gravidade de Bennu, a uma distância de aproximadamente 70 km, a sonda deve permanecer por cerca de 1 ano fazendo voos mais baixos para fazer o mapa do asteroide em detalhes. A sonda deve orbitar entre 19 km e 7 km de altura e com suas câmeras de alta resolução, vai produzir um mapa com a posição precisa das principais rochas de Bennu. A ideia é que em determinado momento a sonda não use mais as estrelas para se guiar em órbita do asteroide e consiga se orientar a partir do mapa de sua superfície!

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Após a intervenção federal em Roraima, o senador Romero Jucá disse que a governadora daquele Estado, sua adversária, é ligada a uma quadrilha
Prisão de executiva chinesa evidencia a preocupação americana com o avanço de empresas asiáticas na computação quântica e internet das coisas. O Ocidente teme espionagem
https://www.osul.com.br/missao-da-nasa-em-marte-pela-primeira-vez-capta-a-gravacao-do-vento-no-planeta/ Missão da Nasa em Marte pela primeira vez capta a gravação do vento no planeta 2018-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar