Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Montanha de escombros da Segunda Guerra Mundial é ponto turístico em Berlim

Compartilhe esta notícia:

Em 1940, o governo nazista da Alemanha criou uma escola militar para os soldados no local. (Foto: Divulgação)

A Teufelsberg ou, em português, Montanha do Diabo, é um local em Berlim (Alemanha) conhecido como uma galeria aberta de arte de rua, mas, no passado, já serviu como escola militar para o governo nazista de Adolf Hitler, virou depósito de escombros da Segunda Guerra Mundial e foi uma base de espionagem americana durante a Guerra Fria.

Em 1940, o governo nazista da Alemanha criou uma escola militar para os soldados no local. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e com a derrota de Hitler, Berlim foi dividida em quatro partes – os setores americano, britânico, francês e soviético. A escola militar ficou do lado britânico e acabou implodida.

Nesse período, um terço dos edifícios de Berlim estavam destruídos por causa da guerra. Então, os governos aliados decidiram levar 26 milhões de metros cúbicos de entulho para esse local. A montanha de escombros se tornou um dos pontos mais altos de Berlim.

Estados Unidos e Inglaterra resolveram então construir ali pontos de espionagem para observar a Alemanha Oriental, controlada pela União Soviética. Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, a Teufelsberg perdeu mais uma vez a sua função e foi abandonada.

Em meio aos escombros, cresceu muita vegetação e o local se tornou um parque. Os artistas de rua passaram a utilizar o local para grafites. A montanha foi tombada no ano passado, afastando assim qualquer hipótese de empreendimento imobiliário no local.

Hoje, turistas de vários nacionalidades vão a Berlim para conhecer a história da montanha. O argentino Maximilliano Monti diz que o lugar encanta porque combina várias coisas. “É um parque lindo, mas quando a gente começa a ler percebe que é mais que isso. São escombros do passado de Berlim. As torres abandonadas de espionagem se misturam à natureza do bosque, um pouco do turismo, da arte dos grafites em uma impressão um pouco fantasmagórica”, declarou.

Para ele, o lugar reflete, além da história de cidade alemã, um pouco do que Berlim é hoje – uma cidade unificada recentemente e ainda construindo uma identidade.

Parceiro

Posições de Bolsonaro sobre direitos humanos criam debate na Europa e geram pressões por parte de grupos de esquerda. O governo de Angela Merkel é cobrado por partidos de esquerda para que retire do Brasil o status de parceiro estratégico que tem com a Alemanha. A informação foi dada por membros do Die Linke.

“Pedimos ao governo federal da Alemanha que mande uma mensagem clara e que cumpra suas responsabilidades em termos de direitos humanos, suspendendo, por exemplo, a parceria estratégica com o Brasil”, declararam Katja Kipping e Bernd Riexinger, ambos do partido.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Especialista revela que não é preciso malhar todos os dias e lista 16 atividades diárias que ajudam a queimar calorias
Samsung Galaxy S10 tem vendas iniciadas no Brasil a partir de 4.299 reais
https://www.osul.com.br/montanha-de-escombros-da-segunda-guerra-mundial-e-ponto-turistico-em-berlim/ Montanha de escombros da Segunda Guerra Mundial é ponto turístico em Berlim 2019-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar