Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Morre, aos 65 anos, o diretor de TV Roberto Talma

Compartilhe esta notícia:

Roberto Talma morreu aos 65 anos em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Foto: Divulgação
Roberto Talma foi responsável pela direção de novelas, séries e programas jornalísticos. Foto: Reprodução

Roberto Talma foi responsável pela direção de novelas, séries e programas jornalísticos. Foto: Reprodução

 

O diretor de núcleo da TV Globo Roberto Talma, de 65 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 23, no Rio de Janeiro, em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, desde o dia 2 de março.

Paulistano, o diretor nasceu em uma família que era proprietária de um circo. A mãe era bailarina e o pai trabalhou na televisão como coordenador de programação da TV Rio. Talma começou a carreira profissional aos 9 anos, na TV Record paulista, no programa “A Grande Gincana Kibon”, onde se apresentava com um grupo de sapateado.

No início da década de 1960, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, trabalhou durante algum tempo na TV Rio, passando também pela TV Excelsior e pela TV Tupi, até ser contratado pela Globo, em 1969. Nessa época, além do trabalho na televisão, Talma fazia incursões na música e no teatro, apresentando-se com um conjunto musical e atuando em algumas peças.

Na Globo, começou como operador de videoteipe, participando do núcleo de jornalismo da emissora. Também fez parte da primeira equipe do “Fantástico”, em 1973, e editou programas como o “Globo Repórter” e, na linha de shows, o “Globo de Ouro”.

Seu primeiro trabalho com novela foi “Selva de Pedra” (1972), de Janete Clair, dirigida por Walter Avancini. A parceria entre os dois durou oito anos, e Talma atuou como editor, assistente de direção e codiretor. Nesta época, Talma também codirigiu novelas com Paulo Ubiratan. Em 1975, foi convocado por Walter Avancini para ser o diretor principal de “O Grito”, de Jorge Andrade. Entre os muitos trabalhos marcantes na TV estão a direção de “Saramandaia” (1976), “Pai Herói” (1979) e Água Viva” (1980), O diretor também foi responsável pela criação de “Malhção”, em 1995. Em duas passagens pela Bandeirantes, nos anos 1970 e 1980, dirigiu o programa “Rosa e Azul” e a novela “Campeão”.

Em "Água Viva", Roberto Talma dirigiu os atores Reginaldo Faria e Angela Leal. Foto: Divulgação

Em “Água Viva”, Roberto Talma dirigiu os atores Reginaldo Faria e Angela Leal. Foto: Divulgação

 

Atores, apresentadores e colegas de televisão lamentaram a morte do diretor em seus perfis nas redes sociais. A maioria dos depoimentos lembrava a importância do trabalho dele para as próprias carreiras e para definir a dramaturgia da TV Globo. André Marques, que fez o Mocotó em “Malhação”, relatou no Instagram que graças ao diretor ele fez o teste para o personagem na novela. Walcyr Carrasco lembrou que Talma “mandava flores quando gostava dos capítulos”. “Com ele, se vai uma era da TV brasileira”, escreveu Carrasco. A atriz Maria Zilda, que foi casada por nove anos com o diretor, lembrou da personalidade de Talma: “Era uma pessoa muito talentosa. Brotavam na cabela dele sem parar ideias boas, que ele executava divinamente”.

O velório acontece neste sábado, dia 25, a partir das 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. A cremação acontecerá no mesmo dia, às 15h, em cerimônia reservada à família.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

A Microsoft encerra o suporte para o Windows Phone 8.1
Minsitro da educação
Contratos do Fies poderão ser renovados até 29 de maio
https://www.osul.com.br/morre-aos-65-anos-o-diretor-de-tv-roberto-talma/ Morre, aos 65 anos, o diretor de TV Roberto Talma 2015-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar