Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Morre aos 86 anos Alan Bean, astronauta norte-americano que pisou na lua

Compartilhe esta notícia:

Bean passou 31 horas no satélite durante a missão Apollo 12. (Foto: Reprodução)

O quarto homem a pisar na Lua, o astronauta Alan Bean, morreu no sábado (26) aos 86 anos em um hospital de Houston, no Texas (Estados Unidos), depois de sofrer uma “repentina” doença, segundo informou a Nasa em comunicado. Bean fez parte da missão Apollo 12, que realizou a segunda aterrissagem lunar da história em 1969, e se transformou no quarto homem a pisar no satélite após Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Pete Conrad.

“Alan era o homem mais forte e amável que já conheci. Ele era o amor da minha vida e sentirei muito sua falta. Um nativo do Texas, Alan morreu pacificamente em Houston rodeado daqueles que o amavam”, disse nessa nota Leslie Bean, esposa do astronauta durante 40 anos.

Segundo informações da agência espacial americana, Bean passou 31 horas na Lua, colhendo mostras lunares e implementando vários experimentos com o comandante da missão, Conrad. Com a morte de Bean, apenas quatro pessoas das 12 que pisaram na Lua seguem vivas: Buzz Aldrin, Dave Scott, Charlie Duke e Harrison “Jack” Schmitt.

Além da missão à Lua, a Nasa destacou na nota de despedida o trabalho que Bean realizou a bordo da estação espacial Skylab, que esteve operacional entre 1973 e 1979. Ali, a equipe liderada por Bean conseguiu gerar uma grande compilação de dados sobre os recursos da Terra e captou 76.000 fotografias do Sol para ajudar os cientistas a compreender melhor seus efeitos no sistema solar.

Apollo 10

A Nasa (agência espacial americana) divulgou uma gravação com uma “música estranha”, que a equipe da Apollo 10 ouviu em maio de 1969 durante um voo do lado escuro da Lua, sem contato de rádio com a Terra. O comandante do voo, Thomas Stafford, o piloto do módulo de comando, John Young, e o do módulo lunar, Eugene Cernan, fizeram a viagem durante um teste geral antes do primeiro desembarque em 21 de julho de 1969, quando, na missão Apollo 11, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra.

A gravação de assovios agudos – com um total de uma hora de duração – foi apresentada na série “Os Documentos Inexplicáveis da Nasa”, do canal de televisão a cabo Discovery Channel.

Os sons foram registrados e transmitidos para o centro de controle, em Houston (Texas, nos EUA), onde foram transcritos e arquivados. O áudio surgiu em 2008 e só pode ser ouvido pelo público agora.

“Você ouviu isso? Esse apito…”, diz Cernan, na gravação. “É realmente uma música rara”, continua o astronauta, enquanto sua nave sobrevoava o lado escuro da Lua a 1,5 mil metros sem qualquer contato de rádio com a Terra.

Os três astronautas julgaram o fenômeno muito estranho e debateram se informariam seus superiores no centro de controle, por medo de não serem levados a sério e comprometerem seu futuro em novas missões.

Por mais raros que possam ter sido aqueles sons, não têm uma origem extraterrestre, insistiu a Nasa. Um engenheiro da agência espacial entrevistado durante o programa explicou que “as rádios das duas naves, o módulo lunar e o módulo de comando [que estavam ancorados] criaram uma interferência entre elas”.

Esta explicação foi contestada pelo astronauta Al Worden, comandante do módulo de comando do Apollo 15. “A lógica me diz que se algo foi registrado ali, deve haver algo escondido”, afirmou no programa.

Young chegou a fazer uma caminhada lunar como comandante da missão Apollo 16 e Cernan, comandante da Apollo 17, foi o último homem a pisar na Lua. Ao todo, 12 astronautas caminharam sobre a superfície do satélite da Terra, mas não encontraram nenhum sinal de vida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Batalhão de Choque foi enviado para o Rodoanel em São Paulo por “prevenção”
Justiça de Nova York ordena Fundação Trump a parar de pedir doações
https://www.osul.com.br/morreu-aos-86-anos-alan-bean-o-quarto-homem-a-pisar-na-lua/ Morre aos 86 anos Alan Bean, astronauta norte-americano que pisou na lua 2018-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar