Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mulheres buscam alternativas à pílula anticoncepcional para evitar efeitos colaterais: Há muitas reclamações sobre o excesso de mudanças no corpo

Compartilhe esta notícia:

A pílula é um dos anticoncepcionais mais usados. (Foto: Reprodução)

A pílula é um dos anticoncepcionais mais usados pelas mulheres que querem ter relações sexuais sem engravidar. Em pesquisa realizada pelo site E+, do Grupo Estado, com 372 mulheres, 66,4% optam por um método hormonal e, delas, 198 usam pílula. Apesar disso, é possível notar uma mudança de comportamento das mulheres: muitas não gostam do anticoncepcional via oral, outras preferem não ter nenhum tipo de hormônio no corpo.

Entre as entrevistadas que não utilizam nenhum método contraceptivo, 125 mulheres, 77,6% já usaram. A maioria usava pílula e o motivos mais frequentes para terem deixado de lado foram as mudanças provocadas no corpo pelo anticoncepcional.

Mas por que se criou tanta resistência em relação à pílula? De acordo com a ginecologista Regina Ares um dos motivos é o fato de o anticoncepcional via oral ter duas passagens pelo fígado, o que causa mais efeitos colaterais. Métodos como adesivo, DIU Mirena, anel vaginal e injeção passam pelo corpo apenas uma vez.

A médica explica, no entanto, que cada mulher tem um efeito diferente com o contraceptivo via oral. “Nem todo mundo que toma pílula tem os mesmos efeitos. Achar o ideal é tentativa e erro, a paciente tem de experimentar o método por pelo menos quatro meses. O método vai sendo trocado conforme os efeitos colaterais”, explica.

Jurandir Passos, ginecologista do laboratório Alta, relata que o mais incomoda suas pacientes é o inchaço, dores de cabeça que algumas mulheres têm com anticoncepcional e o escape menstrual. (Anita Efraim/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

As mulheres confiam menos no futuro do que os homens
Estado pagou os juros da dívida com o governo federal nessa terça-feira
https://www.osul.com.br/mulheres-buscam-alternativas-pilula-anticoncepcional-para-evitar-efeitos-colaterais-ha-muitas-reclamacoes-sobre-excesso-de-mudancas-no-corpo/ Mulheres buscam alternativas à pílula anticoncepcional para evitar efeitos colaterais: Há muitas reclamações sobre o excesso de mudanças no corpo 2017-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar