Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Municípios alertam para o colapso das contas

Compartilhe esta notícia:

Deputado Frederico Antunes. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Cumprindo uma pauta nacional da Confederação Nacional dos Municípios e Famurs, a federação gaúcha dos municípios está anunciando hoje a paralisação das atividades das prefeituras gaúchas para denunciar a divisão desigual do bolo da receita: 57% fica em Brasília, 25% com os Estados e os 18% restantes divididos entre vários setores, incluindo as prefeituras. A crise é inédita: 96% das prefeituras já realizaram corte de despesas para não gastar mais do que arrecadam. O percentual é maior do que o verificado em setembro de 2014, quando 89% dos municípios apertavam o cinto para fechar as contas. A redução da jornada de trabalho é a principal estratégia para contenção de gastos. Pelo menos 77 prefeituras estão funcionando em turno único, o que representa um percentual de 39% das cidades que responderam o questionário da Federação. Nesta mesma época, em 2014, eram 29% das prefeituras com jornada de trabalho reduzida.

Nardes flexibiliza prazos para Dilma

Relator das contas do governo da presidente Dilma Rousseff, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, disse na edição de ontem do jornal Valor Econômico que um novo prazo está sendo dado para o governo explicar de forma mais convincente os empréstimos invisíveis feitos junto à Caixa Econômica Federal para financiar os benefícios sociais. Pelo novo prazo, o julgamento das contas pelo plenário do TCU pode ser transferido para o mês de outubro.

Governo Sartori aprova incentivos para Torres

A prefeitura de Torres, governada pela coligação entre PT e PP, comemorou a aprovação de dois APLs (Arranjos Produtivos Locais) pelo governo do Estado, através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. De um total de 12 APLs aprovadas, Torres ficou com duas. Além disso, é a única cidade do Litoral Norte que conseguiu aprovar alguma. A partir de 2016, os projetos de Agroindústria do Litoral e Móveis de Torres receberão um aporte de R$ 150 mil, cada um, a ser investido em qualificação, criação de selos de qualidade, feiras de produção, cursos, consultorias, dentre outros investimentos que visem a capacitação dos envolvidos com estes meios.

Ainda, Jairo Jorge

Pontualmente, pouco do que foi dito pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), no encontro com os jornalistas do Clube de Opinião esta semana, acabou divulgado. Jairo Jorge, gestor público com êxito reconhecido, criticou duramente a incapacidade da presidente Dilma Rousseff como gestora, em algumas frases, segundo o colega Júlio Ribeiro: “A presidenta Dilma não tomou decisões estruturantes, em seu primeiro governo, não fez uma única PPP, por exemplo. Perdemos uma grande oportunidade de modernizar o Estado brasileiro. O Brasil era a bola da vez, se o governo tivesse pensado de forma estratégica, no futuro, podíamos ter um novo País, uma realidade diferente. A crise é grave. A presidenta e sua equipe pensam que é uma crise meramente econômica. Não, ela é uma crise institucional, política e ética, também”.

ANAC aprova o voo da Azul entre Uruguaiana e Porto Alegre

Incansável na luta pela reativação desta operação, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional, deputado Frederico Antunes (PP), informa à coluna que a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) autorizou a operação, pela Azul Linhas Aéreas, da rota ida e volta entre Porto Alegre e Uruguaiana. O voo inaugural será dia 27 de outubro. A venda das passagens para os trechos Porto Alegre-Uruguaiana-Porto Alegre começam nesta sexta-feira, a partir do meio-dia, com valores promocionais a partir de R$ 89,90 diretamente no site www.voeazul.com.br ou através das agências de viagem. Os voos serão realizados pela aeronave modelo ATR72 uma vez ao dia, exceto aos sábados. Frederico faz questão de lembrar que o êxito teve parceiros fundamentais, como o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil do Governo Federal, Eliseu Padilha, o governador José Ivo Sartori, o vice José Paulo Cairolli o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, e a prefeitura e entidades de Uruguaiana.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Plenário da Assembleia
Curioso Rio Grande
SINAL AMARELO ESTÁ ALERTANDO
https://www.osul.com.br/municipios-alertam-para-o-colapso-das-contas/ Municípios alertam para o colapso das contas 2015-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar