Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Partly Cloudy

Capa – Magazine Museu de Percurso do Negro no roteiro do Viva o Centro a Pé

Roteiro inicia no monumento O Tambor. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em novembro, a SMC (Secretaria Municipal da Cultura) preparou uma edição especial do projeto Viva o Centro a Pé na Feira do Livro. Com o tema o Museu de Percurso do Negro, o passeio ocorre no sábado (16), às 10h. O local de encontro será no monumento O Tambor (Praça Brigadeiro Sampaio, rua dos Andradas , ao lado do Museu do Trabalho, no Centro Histórico). Inscrições gratuitas pelo blog. Em caso de chuva, o passeio será cancelado.

Roteiro

O passeio passará por locais que contam a história dos negros em Porto Alegre. Essa trajetória, que por muito tempo esteve apagada, ganhou visibilidade com o Museu do Percurso do Negro. O museu se faz em movimento, em história, em vivências, evocando a presença e a memória cultural dos africanos e seus descendentes no Centro Histórico. Em lugares marcantes vivenciados pelos negros foram elaborados objetos de arte representativos, como no cais do Porto e antigos atracadouros. O percurso se inicia no Largo da Forca (Praça Brigadeiros Sampaio) onde está o monumento O Tambor, segue pelo Pelourinho (Igreja das Dores), Largo da Quitanda (Praça da Alfândega), onde está a Pegada Africana, Esquina do Zaire (avenida Borges de Medeiros com a rua dos Andradas) até o Mercado Público, onde está assentado o Bará do Mercado, emanando dali sua energia.

O orientador será o técnico em cultura da SMC Pedro Rubens Vargas, graduado em História e Administração, pós-graduado em Museologia e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Ufrgs. É um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro, atuou no registro da Tradição do Bará do Mercado como patrimônio imaterial da cidade.

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro.

Todas de Capa – Magazine

Compartilhe esta notícia:

Atendimento do DetranRS no TudoFácil Centro será interrompido para reformas a partir de segunda
Marinha confirma novas manchas de óleo no Delta do Parnaíba. Cinco praias do Piauí voltam a ser atingidas
Deixe seu comentário
Pode te interessar