Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Música: Ospa se apresenta na Igreja da Reconciliação, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Concerto gratuito nesta terça (14), às 20h30min, integra a Série Igrejas. (Foto: Ana Eidam/Divulgação)

Obras de Robert Schumann e Felix Mendelssohn estão no programa que a orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta nesta terça (14) na Igreja da Reconciliação. O concerto gratuito, a partir das 20h30min, terá regência de Leandro Carvalho, diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Estado de Mato Grosso. No ano passado, ele foi finalista do Svetlanov International Conducting Competition, um dos concursos de regência mais importantes do mundo. A solista é a violoncelista venezuelana Romina Monsanto.

O programa começa com o “Concerto para violoncelo, op. 129 em lá menor”, de Schumann. O músico demonstrou nessa obra conhecimentos sobre o instrumento que tocava quando criança, mas que abandonou devido a uma lesão na mão direita. Para sua execução, a Ospa recebe a solista Romina, graduada em violoncelo pela Universidade do Sul do Mississippi (EUA) e mestre em performance para o instrumento pela Universidade de Baylor, no Texas. Ganhadora de diversos prêmios internacionais, ela, que reside atualmente em Porto Alegre, foi aprovada no mais recente concurso para músicos da Ospa, para o cargo de primeiro violoncelo.

A violoncelista venezuelana Romina Monsanto será a solista da noite. (Foto: Ana Eidam/Divulgação)

A violoncelista venezuelana Romina Monsanto será a solista da noite. (Foto: Ana Eidam/Divulgação)

A “Sinfonia nº3”, de Mendelssohn, é a segunda obra da noite. O maestro classifica-a como “uma das maiores obras-primas da história da música ocidental”. Carvalho fala sobre a sua história: “A inspiração inicial para a composição aconteceu muitos anos antes de sua finalização, ocorrida em 1842, quando Mendelssohn visitou as ruínas do palácio onde viveu a Rainha Maria. Ali ele ‘encontrou’ o início de sua sinfonia, que manteria guardado para anos mais tarde desenvolver incrível narrativa que se conclui com o triunfo e a altivez de um hino nacional”. A apresentação na Igreja da Reconciliação, localizada na Senhor dos Passos, 201, integra a programação da Série Igrejas 2015. (Fabíola Brites)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Após polêmica, Justin Bieber deleta foto em que aparece nu
Gafe ou fashion? Alessandra Ambrosio exibe barriga com top cropped
https://www.osul.com.br/musica-ospa-se-apresenta-na-igreja-da-reconciliacao-em-porto-alegre/ Música: Ospa se apresenta na Igreja da Reconciliação, em Porto Alegre 2015-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar