Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Músico gaúcho Sérgio Rojas abre o show do grupo Gipsy Kings em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Sérgio Rojas. (Foto Michael Frantzeski/Divulgação)

O violonista e cantor natural de Uruguaiana Sérgio Rojas é o músico que embala a plateia com voz e violão no Auditório Araújo Vianna antes do show do grupo Gipsy Kings no próximo dia 23. Entre as canções de seu repertório, o artista gaúcho interpretará as composições em espanhol de seu mais recente trabalho, Frontera – primeiro DVD do músico apadrinhado pela lenda Mercedes Sosa.

Liderado por Nicolas Reyes & Tonino Baliardo, a banda Gipsy Kings vendeu mais de 20 milhões de álbuns pelo mundo e tem mais de 100 milhões de views de seus vídeos no Youtube, continua a celebrar a sua própria e empolgante tradição. Fundindo o flamenco, a rumba, a salsa e o pop, os Kings já estão no Brasil para uma série de shows e seus lendários sucessos como: Bamboleo,  Djobi Djoba, Volare e outros.

Sobre Sérgio Rojas e seu DVD Frontera

Primeiro DVD do compositor gaúcho Sérgio Rojas, Frontera é dedicado à dama da música latino-americana, Mercedes Sosa. Trata-se de uma justa homenagem, já que Rojas acompanhou as turnês da lenda argentina pelo Brasil em 1987 e 1995, atuando como músico-convidado. Os dois mantiveram uma amizade muito próxima, a ponto de ela ser uma espécie de “madrinha” de Rojas no cenário musical do Cone Sul, daí a reverência em Frontera.

Violonista e cantor natural de Uruguaiana, Rojas, aposta na tríade cultural da fronteira. Triangula influências do Uruguai, Argentina e Brasil, contemplando ritmos como milonga, zamba argentina, candombe uruguaio, baladas, inspirações do rock argentino e até cúmbia.

O novo trabalho de Sérgio Rojas é uma aproximação de uma fase definitiva na carreira. Rojas fez história nos festivais nativistas do Rio Grande do Sul e venceu as próprias fronteiras musicais quando foi apadrinhado por Mercedes Sosa. Daí surgiram novas experiências relevantes para Rojas, como dividir o palco com Fito Paez, em 2003, e gravar os próprios discos entre Rio, Montevidéu, Buenos Aires e Porto Alegre.

A inquietação de Frontera (em espanhol, sem “i”) posiciona a versatilidade de Rojas como definitiva no mapa das artes através de suas vivências. Combina samba e chorinho, heranças de um pai músico e boêmio, com arranjos eruditos para orquestras. Por isso, é inevitável a reflexão sobre a integração dos povos latinos, suas semelhanças e peculiaridades nas letras e melodias das 17 canções do DVD.

Mesmo radicado em Porto Alegre há mais de 30 anos, Sérgio Rojas pretende cruzar a fronteira do Brasil com este trabalho, que é o terceiro registro durante toda sua carreira – já gravou outros dois CDs, Nosso segredo e Por onde eu for.

Rojas contabiliza sua história musical desde os seis anos, quando fez sua primeira apresentação na antiga TV Piratini, em Porto Alegre, para cantar Diz que fui por aí, acompanhado do pianista Luiz Menezes. Há de se registrar também que, quando o DVD foi gravado, em 2011, a banda base de Rojas contava com os músicos que hoje compõem a Banda Melody – finalista do programa Superstar, da Rede Globo. São eles: Guiza Ribeiro (guitarra), Bilo Salau (contrabaixo) e Kaká Lazzari (bateria). A novíssima geração contribuiu para arejar a sonoridade pop e cosmopolita que Rojas propõe.

Biografia: Gipsy Kings

Já se passaram vinte e cinco anos, desde que os Gipsy Kings capturaram a imaginação do mundo, com seu álbum de estreia – um disco que se tornou um verdadeiro fenômeno, álbum de ouro e platina em todo o mundo, introduzindo milhões de ouvintes à uma mistura única e irresistível de estilos de flamenco tradicional com pop ocidental e ritmos latinos.

Desde então, a banda vive continuamente em turnê, mantendo a mesma linha de músicos virtuosos e com mais de vinte milhões de álbuns vendidos.

Vinte e cinco anos é uma eternidade na música pop, mas a história dos Gipsy Kings remonta muito mais longe. Uma música que se estende através das gerações, ao som de seus ancestrais, e reflete a história eclética dos ciganos, povo romani espanhol que fugiu da região da Catalunha durante a Guerra Civil Espanhola.

O grupo é, há 25 anos, liderado pelos dois compositores e produtores: Nicolas Reyes e Tonnino Baliardo. O pai de Nicolas, Jose Reyes, formou uma célebre dupla de flamenco com Manitas de Plata. Quando o casal se separou, Reyes se tornou ainda mais popular com sua própria banda, que contava com seus filhos como membros e se chamava Los Reyes.

Os Gipsy Kings passaram notáveis duas décadas e meia no topo, numa categoria que é toda deles. No entanto, naqueles períodos ocasionais em que não estão em turnê, os membros da banda ainda vivem com suas famílias no sul da França, a área que definiu suas identidades e seu som. Cada vez, eles retornam ao seu enclave isolado e, em seguida, recriam a experiência dos imigrantes que chegam a uma nova terra. Certamente, suas vidas são diferentes das de seus ancestrais, mas algo fundamental ainda permanece; à medida que continuam a viajar pelo mundo, absorvendo novas culturas e estilos, essa mobilidade, curiosidade e adaptação impulsionam sua música para sempre.

Gipsy Kings. (Foto: Claire Margossian/Divulgação)

SERVIÇO

O que: Show de Gipsy Kings

Quando: Dia 23 de outubro, terça-feira

Horário: 19h45min – abertura com Sérgio Rojas

21h – show de Gipsy Kings

Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre

www.araujovianna.com.br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Culinária Japonesa expande com chegada da Temakeria Japesca ao Vale dos Sinos, atraindo jovens e crianças que começam a consumir e a gostar de novos sabores
Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada. 17ª Jornada e 9ª Jornadinha Nacional de Literatura ocorrem de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019
https://www.osul.com.br/musico-gaucho-sergio-rojas-abre-o-show-do-grupo-gipsy-kings-em-porto-alegre/ Músico gaúcho Sérgio Rojas abre o show do grupo Gipsy Kings em Porto Alegre 2018-10-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar