Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Na fase do desespero

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Governadores de Estados em crise trocaram telefonemas no final de semana. Alguns sugeriram a criação de uma frente que use linguagem única para pressionar o Ministério da Fazenda. Deverão buscar um slogan e definir um logotipo. Indispensável será incluir como símbolo uma cigarra, inseto que, na fábula, vivia saltitando e cantando pelo bosque sem se preocupar com o futuro.

ADIAMENTO

Com o feriado de amanhã, dificilmente será votado esta semana, na Assembleia Legislativa, o projeto que autoriza a antecipação do recolhimento de impostos pela General Motors para aliviar a situação de penúria dos cofres estaduais.

AUSÊNCIA DE FÔLEGO

O deputado estadual Marlon Santos, relator do orçamento de 2017, apresentará dia 21 deste mês as conclusões na Comissão de Finanças. A votação em plenário ocorrerá dia 24. Os números equivalem a uma corrida em que falta ar para percorrer uma pista muito longa.

NÃO ADIANTA

Diminui cada vez mais o número de pedintes na porta da Casa Civil do Palácio Piratini. Antigos frequentadores, como secretários, prefeitos e vereadores cansaram de ouvir “não temos recursos”. Assimilaram o mantra.

DOIS CAMINHOS

Para protocolar a abertura de Comissão Especial, que vai tratar da difícil situação da segurança pública, foram colhidas 35 assinaturas de deputados estaduais. Faltam duas.
O pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito, tratando do mesmo tema, feito pela Ordem dos Advogados do Brasil, tem apoio de 12 parlamentares. São necessários 19.

AGORA É TARDE

O antropólogo e político Darcy Ribeiro, em 1982, dizia: “Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.” Não errou.

COM PRECISÃO

Constatação da ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal: “O custo de um presidiário chega a 2 mil e 400 reais por mês, enquanto o de um estudante do ensino médio é de 2 mil e 200 reais por ano. Manter um detento é 13 vezes mais caro do que um aluno da rede pública.”
O dramático na Grande Porto Alegre: o futuro de milhares de jovens é ficar atrás das grades.

OMISSÃO NÃO RESOLVE

Temas cada vez mais frequentes nas rodas esclarecidas e que constatam exaustão da Política tradicional: não haverá saída sem transparência, mobilização e controle da cidadania para gerar a eficiência dos gastos públicos.

SUBINDO

Em três dias, o Impostômetro, que registra o total da arrecadação de tributos federais desde 1º de janeiro deste ano, cresceu 15 bilhões de reais. Na última sexta-feira, tinha chegado a 1 trilhão e 700 bilhões.

UM CAMINHO

Economistas gaúchos começam a acompanhar mais de perto o que acontece no Peru. O País cresce há 10 anos depois de firmar sua vocação exportadora. Mudam os presidentes, mas a agenda segue a mesma.

RÁPIDAS

* Na porta da Secretaria da Fazenda pode ser afixado cartaz: vende-se o almoço para pagar o jantar.

* Eleitores que se abstiveram, votaram em branco ou anularam, estão à espera de um Trump brasileiro.

* Sem pedir licença, os governos federais e estaduais adonaram-se da expressão dos pilotos de avião: queiram apertar os cintos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

TSE mira registros de Partidos
Osmar Terra afirma que Bolsa Família “não tira ninguém da miséria”
https://www.osul.com.br/na-fase-do-desespero/ Na fase do desespero 2016-11-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar