Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Na zona da impaciência

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O PSDB prepara o bote para não cair em contradição. Entre hoje e amanhã, deve anunciar a sua saída do governo federal. Ainda que alguns de seus líderes estejam apegados a cargos, a maioria não vê como sustentar a campanha de 2018 integrando a atual gestão. Há três motivos fundamentais: 1) a autoria do processo em julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para cassar a chapa Dilma-Temer; 2) o desgaste que terá de dividir na hipótese de o presidente Michel Temer permanecer; 3) quanto mais cedo definir e lançar a plataforma ao Palácio do Planalto, mais capitalizará apoios consistentes.

Diferença

A política anda lomba abaixo, mas a economia segura o País. Os dados são claros: 1) a inflação está abaixo da meta de 4,5 por cento, fixada pelo Conselho Monetário Nacional; 2) o Copom (Comitê de Política Monetária) segue na trajetória de queda de juros e deverá chegar ao fim do ano em 8,5%; 3) após oito semestres de retração, o PIB (Produto Interno Bruto) da agricultura subiu 13,4% no primeiro trimestre.
São sinais inequívocos de que o Brasil ensaia deixar para trás a paralisia que o empobrece.

Definição

Alexander Hamilton, que viveu de 1757 a 1804, foi o 1º secretário do Tesouro dos Estados Unidos, nomeado pelo então presidente George Washington. Conhecedor da política, escreveu algo que ainda é atual:  “As Constituições devem consistir apenas de previsões gerais; a razão é que elas devem ser necessariamente permanentes e não podem calcular a possível mudança das coisas.” Em 1787, os Estados Unidos aprovaram a sua primeira e, até hoje, única Constituição, que tinha sete artigos. Em 230 anos, foram admitidas 27 emendas, dez delas para expandir direitos civis individuais.

Caixa registradora

O placar eletrônico do “Impostômetro” mostrava, ontem à noite, as arrecadações dos Estados da Região Sul: São Paulo (354 bilhões de reais), Rio Grande do Sul (53 bilhões), Paraná (52 bilhões) e Santa Catarina (36 bilhões). Valores pagos pelos contribuintes desde 1º de janeiro deste ano.

Sobre o calote

O governo federal continua desconhecendo a cobrança de mais de 150 bilhões reais que os Estados fazem pelo não pagamento do previsto na Lei Kandir. O desprezo faz lembrar o tratamento dado às Províncias no período do Império. O poder central mandava e desmandava sem limites.

Mais um sucesso

O médico cardiologista Fernando Lucchese terminou de redigir e lançará em breve mais um livro: “A Segunda Chance – A Vida Depois da Doença”.

Onde andamos

Porto Alegre está em 8º lugar no ranking de empresas em funcionamento em todo o País. São 260 mil e 133, que correspondem a 1,1% do total. Fortaleza (CE) fica em 7º lugar, com 272 mil e 114 empresas. As informações são do site www.empresometro.com.br. A expansão dos empreendimentos na capital gaúcha dependem também das medidas que a prefeitura vem tomando para tornar mais ágil a liberação do alvará.

Há 10 anos

A 8 de junho de 2007, após 11 meses de trabalho, o relatório final da CPI dos Bingos foi apresentado. O documento apontou a existência de um esquema de corrupção montado por pessoas próximas ao então presidente Lula e pediu ao Ministério Público o indiciamento de quatro empresas e 79 suspeitos, entre eles o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Palocci, indiciado por cinco crimes, foi acusado de comandar um esquema de caixa 2 em Ribeirão Preto (SP) e da quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Indesmentível

“As promessas do candidato são o sepulcro do estadista”. (Winston Churchill)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

O “político” da insegurança
Nova prioridade
https://www.osul.com.br/na-zona-da-impaciencia/ Na zona da impaciência 2017-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar