Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Não fugirá da briga

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, veste-se com armadura para enfrentar deputados federais gazeteiros que costumam fazer recesso branco no semestre de eleições.
Para tornar seu mandato tampão reconhecido, Maia incluirá na pauta da primeira semana de agosto o projeto de lei que trata das dívidas dos estados com a União. A aprovação servirá como tubo de oxigênio para governadores que afundaram na crise. Logo depois, vai pôr em debate a emenda constitucional que estabelece o limite para o crescimento dos gastos públicos, a fórmula para atingir o equilíbrio.

CONDIÇÃO
A deputada estadual Regina Becker não se convenceu que o PSol deixaria de atacar o prefeito José Fortunati, seu marido, durante a campanha. Por isso, a Rede Sustentabilidade decidiu apoiar a chapa liderada pelo PMDB.

SOBE E DESCE
Expectativa sobre o que as urnas vão mostrar em outubro.
De 2000 a 2012, o PT saltou de 200 para 627 prefeitos eleitos. Na disputa do mesmo cargo, o PSDB caiu de 991 para 692. O prejuízo do DEM foi maior ainda: de 1 mil e 27 prefeituras veio para 276.

TROCA DE MÃO
A Petrobras na Argentina, desde ontem, pertence a novos donos. Os diretores do grupo Pampa Energia, que comprou os ativos, começaram a trabalhar onde funcionava a sede da estatal brasileira no centro de Buenos Aires.

FUGIR DE PUNIÇÃO
A maioria das prefeituras está deixando de publicar conteúdo noticioso em suas páginas da Internet até o encerramento do período eleitoral. A medida atende à legislação que fixa restrições à divulgação de atos do poder público.

RETIRADA
A 28 de julho de 1966, a executiva nacional aprovou resolução para que o MDB se abstivesse de todas as eleições indiretas. A nota emitida denunciava “a grave afronta praticada pelo governo federal contra a autonomia do Rio Grande do Sul e os brios de seu valoroso povo, com a cassação de novos mandatos parlamentares”. Manifestava “a mais indignada repulsa ao ato insólito que atinge menos o Estado do que o próprio país”.

RÁPIDAS
* O projeto do deputado Luís Augusto Lara, prevendo auditorias anuais nas renúncias fiscais, precisa ser votado com urgência pela Assembleia.
* Os estados em crise financeira percebem agora os prejuízos da guerra fiscal. Aceitaram a vinda de empresas de fora, aceitando impostos a menos.
* Desemprego e inflação aumentando, consumo em baixa, investimento despencando e incerteza tributária. São os ingredientes que levam ao clamor por mudanças.
*O deputado federal Onyx Lorenzoni não parou no recesso. Aperta o passo como relator da Comissão Especial que analisa medidas de combate à corrupção.
* A presidente afastada Dilma Rousseff deu o troco aos companheiros que a isolaram: deixou claro que a denúncia de caixa 2 na campanha é problema do PT.
* Jornal Clarin, de Buenos Aires: “Vila Olímpica incompleta no Rio de Janeiro leva Argentina a alugar quartos.”
* Quando algum partido, em período pré-eleitoral, anuncia que está tudo calmo, deve se referir à paz das cataratas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Camburão na pista
ONGs tentam barrar na Justiça investigações na CPI Funai/Incra
https://www.osul.com.br/nao-fugira-da-briga/ Não fugirá da briga 2016-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar