Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Não sai do lugar

Compartilhe esta notícia:

Deputado Elton Weber

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Completam-se hoje dois anos do registro no protocolo da Assembleia Legislativa do projeto de lei do deputado Elton Weber. Tem apenas dois artigos e o primeiro resume: “Fica garantido, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, que as terras dos agricultores e empreendedores familiares detentores de propriedades de até 4 módulos fiscais e dos pecuaristas familiares detentores de propriedades de até 300 hectares, não serão objeto de demarcação para fins de formação de territórios indígenas e quilombolas.”
Na justificativa, Weber acrescenta: “As demarcações têm tido como resultado a retirada da terra de quem produz para assentar um grupo que fica à espera de benesses do Governo Federal.” Está tudo explicado.
Na tentativa de votação do projeto do deputado Weber, ano passado, ocorreram conflitos que deram muito trabalho para os seguranças da Assembleia.

TRÉGUA LIMITADA
No começo da sessão plenária de ontem, o PT e o PSDB concordaram, como raras vezes acontece, que o Banrisul não pode ser vendido. Logo depois, surgiu a divergência: o deputado petista Zé Nunes criticou a abertura do capital no governo Yeda Crusius, dizendo que foi o ponto de partida para a privatização. O deputado tucano Pedro Pereira contra-argumentou, lembrando que a operação, passado um ano, resultou na duplicação do tamanho do banco.
O debate vai continuar.

FINALMENTE
A Câmara dos Deputados aprovou ontem a criação da Identificação Civil Nacional, sistema que prevê um documento que unifica os registros dos brasileiros. A proposta foi apresentada por Pedro Simon há 20 anos.

DESPERDÍCIO
Diretores e servidores participam em Brasília do 1º Congresso Nacional de Câmaras Municipais. Após a leitura dos itens do programa, vê-se que tudo se resolveria com teleconferências, sem necessidade de deslocamentos e estadas. Como estamos em um País rico e com dinheiro sobrando, despesas não contam…

TIRO E QUEDA
A cartilha de João Dória tem agradado em São Paulo e começa a ser adotada com rapidez em outras capitais. Inclui redução de despesas com aluguéis, cortes de cargos comissionados, leilão de carros não utilizados, doação do salário do prefeito para entidades assistenciais e multa para secretários que se atrasam para reuniões.

GRANDE VIRADA
Os chineses não perdem mais exposições de alta tecnologia agrícola na América Latina. De 6 a 10 de março, estarão em Não Me Toque para compras durante a Expodireto. Desde que Deng Xiaoping, que governou de 1978 a 1992, escolheu o capitalismo econômico e o estatismo político como rota, a China não foi mais a mesma. Xiaoping percebeu a avalanche de novos consumidores e comparou os dados. Em seu país, o consumo anual de carne de gado e frango não passava de seis quilos. Nos Estados Unidos, ia a 60 quilos. Era preciso ceder ou enfraquecer.

RÁPIDAS
* O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vem hoje a Porto Alegre para forçar a saída do governo estadual. Enfrentará resistências.
* O deputado Lucas Redecker foi escolhido ontem líder da bancada estadual do PSDB.
* Após a sabatina no Senado, conclui-se que a oposição gostaria de ver hoje esta manchete: Alexandre Moraes admite que advogou para o PCC.
* Gestões municipais completam hoje 53 dias e comprovam o antigo ditado: a realidade nunca dá o que a imaginação promete.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

PDT pode adiar para 2018 desembarque do governo Sartori
Serraglio x Bonifácio
https://www.osul.com.br/nao-sai-do-lugar/ Não sai do lugar 2017-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar