Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Não se substitui um presidente da República a toda hora, ainda que se queira”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhe esta notícia:

O ministro Gilmar Mendes, na foto, foi quem julgou o pedido da defesa de Aranda. (Foto: Carlos Humberto/STF)

Por quatro votos a três, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta sexta-feira (09) pela absolvição da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, que foi acusada pelo PSDB de ter cometido abuso de poder político e econômico na campanha de 2014.

A votação chegou a ficar empatada com o voto da ministra Rosa Weber, e coube ao ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, dar o voto de minerva. Ele decidiu, então, inocentar a chapa, argumentando que o caso é peculiar e que “não se substitui um presidente da República a toda hora, ainda que se queira”. “A cassação de mandatos deveria ocorrer em situações inequívocas. Não é por acaso que a Constituição estabelece exigências. Do contrário, banalizaria o mandato”, afirmou.

Ao longo das últimas semanas, Mendes já havia afirmado que o tribunal eleitoral não era lugar para resolver crises políticas. E reiterou o tema nesta sexta. “Eu disse a políticos que vieram aqui, de forma muito clara, ‘não tentem usar mão do tribunal para resolver crise política, porque o tribunal não é instrumento. Resolvam os seus problemas'”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a cassação da chapa que elegeu Dilma, e Temer segue na Presidência da República
País tenta atrair empresas aéreas de baixo custo
https://www.osul.com.br/nao-se-substitui-um-presidente-da-republica-toda-hora-ainda-que-se-queira-disse-o-presidente-tribunal-superior-eleitoral/ “Não se substitui um presidente da República a toda hora, ainda que se queira”, disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral 2017-06-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar