Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Nasa criou um tecido metálico que pode ser fabricado e usado no espaço

Compartilhe esta notícia:

O tecido serve para elaborar trajes espaciais e elementos das naves. (Foto: Reprodução)

Quando era criança, Raúl Polit-Casillas brincava com uma nave que foi feita por seu pai com uma caixa de papelão. Agora, o engenheiro espanhol criou para a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, um tecido metálico que pode ser fabricado no espaço com impressoras 3D e serve para elaborar trajes espaciais e elementos das naves.

A produção de tecidos metálicos em impressoras tridimensionais “tem usos potenciais no espaço e na terra”, disse à Agência Efe este engenheiro de sistemas de arquitetura espacial que trabalha no Laboratório de Propulsão (JPL, sigla em inglês) da Nasa em Pasadena, na Califórnia.

“No espaço, os usos vão desde a possibilidade de criação de antenas e grandes superfícies, a elaboração de sistemas para proporcionar sombra e, portanto, controle térmico para proteção contra o impacto de micrometeoritos”, explicou o engenheiro.

Natural de Jaca, cidade da província espanhola de Huesca, na comunidade autônoma de Aragão, Polit-Casillas, de 38 anos, cresceu cercado pelos desenhos da sua mãe, estilista de moda, e pelas influências criativas de seu pai, artista e professor de técnica de gravação, que faleceu recentemente.

A semente criativa de seus pais fica evidente após sua invenção, cujo protótipo, feito em aço e titânio, parece um tecido metálico formado por pequenos quadros.

“O projeto nasceu da necessidade de se criar um sistema que fosse adaptável e que pudesse ser, em princípio, fabricado no espaço”, contou Polit-Casillas sobre este desafio de engenharia.

“Com esse objetivo, começamos a trabalhar na possibilidade de pensar em tecidos. O problema dos tecidos (de fibras) é que as máquinas para fazê-los são muito complexas, são teares, e não contamos com teares no espaço”, explicou o engenheiro espanhol.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um juiz bloqueou a publicação de manuais para a impressão 3D de armas nos Estados Unidos
Uma fábrica de carros que vale 5 bilhões de reais está apodrecendo no meio do deserto do México
https://www.osul.com.br/nasa-criou-um-tecido-metalico-que-pode-ser-fabricado-e-usado-no-espaco/ A Nasa criou um tecido metálico que pode ser fabricado e usado no espaço 2017-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar