Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Nasa divulga as imagens mais detalhadas já registradas da superfície de Plutão

Compartilhe esta notícia:

Registros foram feitos pela sonda New Horizons. (Foto: Reprodução)

Foram nove anos de viagem através do nosso Sistema Solar, mas a sonda New Horizons concluiu sua missão com sucesso e nos trouxe imagens incríveis do planeta-anão Plutão. E, embora continue navegando pelo Universo, a espaçonave continua mandando materiais que coletou enquanto orbitava o vizinho mais distante da Terra.

Um deles foi divulgado há poucos dias pela Nasa (agência espacial americana) e revela, de forma nítida, como é a superfície gelada de Plutão. Trata-se de um mosaico em alta resolução feito a partir de todas as fotografias capturadas pela New Horizons durante o dia 14 de julho de 2015, quando a sonda ficou a apenas 15.850 quilômetros da superfície do corpo celeste. Cada imagem foi registrada em uma resolução de 80 metros por pixel de uma faixa de 90 quilômetros de Plutão.

Nas novas imagens divulgadas pela agência espacial, podemos visualizar os vários tipos de terreno do planeta-anão, incluindo crateras gigantescas, regiões montanhosas e planícies de nitrogênio congelado.

Segundo a Nasa, “estas são as imagens mais detalhadas de Plutão que vamos ver em muito tempo”. Quem sabe, sejam as únicas fotos que a nossa geração verá nas próximas décadas até que a humanidade lance um equipamento melhor até lá novamente.

Sonda saiu da Terra em 2006.
A New Horizons deixou a atmosfera terrestre em janeiro de 2006, dos Estados Unidos, no topo do foguete Atlas. Em 2007, a sonda chegou até Júpiter e usou a gravidade do planeta como propulsor para acelerar sua velocidade. A partir daí a espaçonave ficou adormecida, viajando pelo espaço, e só foi reativada em dezembro de 2014, quando começava a se aproximar de Plutão. Foi uma viagem de aproximadamente nove anos e meio para chegar a um astro localizado a quase 5 bilhões de quilômetros de distância da Terra.

Desde então, os cientistas fizeram descobertas surpreendentes sobre Plutão. Entre elas que o astro, embora tenha uma atmosfera congelante de -238°C, não é azulado como se pensava, mas de um tom alaranjado com manchas mais escuras em marrom. Plutão também é um pouco maior do que se imaginava, além de haver evidências de que existe água congelada.

Após concluir sua missão, agora a New Horizons se dirige para uma região chamada Cinturão de Kuiper, onde vai explorar a área em busca do asteroide 2014 MU69. A espaçonave só deve chegar até ele em janeiro de 2019. Depois, a sonda continuará sua viagem para além do Sistema Solar até 2030, quando seu combustível nuclear deve se esgotar por completo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Fatos históricos do dia 02 de junho
Seu iPhone está cheio? Um pendrive poderoso acaba com o problema
https://www.osul.com.br/nasa-divulga-as-imagens-mais-detalhadas-ja-registradas-da-superficie-de-plutao/ Nasa divulga as imagens mais detalhadas já registradas da superfície de Plutão 2016-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar