Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Navios dos Estados Unidos e barcos do Irã se envolvem em um novo incidente no Golfo Pérsico

Compartilhe esta notícia:

O porta-aviões USS Nimitz durante exercícios no Golfo de Bengala. (Foto: Navy Office of Information/AFP)

Um incidente foi registrado entre navios norte-americanos e barcos iranianos no Golfo Pérsico, após outro caso similar na terça-feira (25), anunciou a Guarda Revolucionária do Irã em um comunicado.

De acordo com o texto, o incidente aconteceu na sexta-feira (28) à tarde e envolveu o porta-aviões americano “Nimitz” e os navios que o acompanhavam, de um lado, e fragatas iranianas equipadas com mísseis, do outro.

De acordo com a agência Efe, os Guardiões da Revolução da República Islâmica denunciaram os repetidos disparos feitos por uma embarcação norte-americana. O grupo de elite do Exército do Irã classificou a ação como conduta não profissional e provocativa dos Estados Unidos.

“Às 16h locais [8h30min de Brasília] de sexta-feira, o porta-aviões ‘Nimitz’ e os navios americanos que o acompanhavam, e que estavam sendo vigiados por fragatas iranianas equipadas com mísseis na zona próxima ao campo petroleiro Ressalat [na região central do Golfo], fizeram decolar um helicóptero para aproximar-se dos barcos da Guarda Revolucionária”, afirma o comunicado.

O texto denuncia a atitude “de provocação e não profissional dos americanos”, que lançaram advertências em direção às fragatas iranianas. As fragatas iranianas “prosseguiram, no entanto, com sua missão, enquanto o porta-aviões americano e os navios que o acompanhavam abandonaram a região”, completa o comunicado.

Na terça-feira, um navio de patrulha da Marinha norte-americana fez disparos de advertência contra um navio da Guarda Revolucionária iraniana que se aproximou a menos de 140 metros, indicou uma fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Na nota, os Guardiões da Revolução disseram que a conduta foi uma “repetição” do incidente registrado no dia 25 de julho no Norte do Golfo Pérsico.

Nessa data, um navio norte-americano se aproximou de um barco iraniano que patrulhava uma região de águas internacionais, efetuando “dois disparos para o ar com a intenção de provocar e criar medo”, segundo o órgão da República Islâmica.

Por outro lado, os EUA indicaram que a embarcação iraniana ficou a apenas 140 metros do navio de patrulha USS Thunderbolt, que reagiu com os tiros de alerta, informou o Departamento de Defesa.

Os disparos ocorreram, segundo os americanos, porque o navio iraniano não respondeu a vários avisos sobre a possibilidade de colisão feitos anteriormente, como mensagens por rádio e o uso de sinalizadores.

35 casos

Nos últimos meses foram registrados vários incidentes entre embarcações norte-americanas e navios iranianos no Golfo. Só em 2016, a Marinha americana registrou 35 casos.

Em janeiro, o destróier americano “USS Mahan” fez um disparo de advertência após a aproximação de um navio da Guarda Revolucionária iraniana.

As relações entre Estados Unidos e Irã se tornaram mais tensas desde a posse do presidente Donald Trump. Na terça-feira, o Congresso norte-americano aprovou novas sanções contra Teerã. (AFP)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tubarões “tuiteiros” ganham a simpatia de internautas
Papa Francisco recebe presidente palestino no Vaticano
https://www.osul.com.br/navios-dos-estados-unidos-e-barcos-do-ira-se-envolvem-em-um-novo-incidente-no-golfo-persico/ Navios dos Estados Unidos e barcos do Irã se envolvem em um novo incidente no Golfo Pérsico 2017-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar