Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo No Japão, idosos voltam a praticar crimes para serem presos e ganhar comida, acomodações e serviço de saúde grátis

Compartilhe esta notícia:

Idosos japoneses cometem crimes para permanecer na cadeia e, assim, evitar a solidão e o alto custo de vida do país. (Crédito: Reprodução)

O sistema penitenciário do Japão foi arremessado a uma crise orçamentária por motivos demográficos, pelas deficiências da previdência e por um novo tipo de vilão, especialmente pernicioso: o aposentado reincidente. E os malfeitores grisalhos, dizem acadêmicos, estão loucos para obter uma sentença de prisão. As estatísticas sobre crime mostram que 35% dos delitos de furto em lojas são cometidos por pessoas com mais de 60 anos. Nessa faixa etária, 40% dos bandidos reincidentes cometeram o mesmo crime mais de seis vezes.

Mesmo o roubo de um sanduíche de 200 ienes (6,50 reais) pode valer sentença de prisão de dois anos, dizem acadêmicos, a um custo de 8,4 milhões de ienes (270 mil reais) para o Estado. Existem bons motivos, concluiu um relatório, para suspeitar de que a onda de furtos em lojas, especialmente, represente um esforço dos condenados para serem encarcerados – já que penitenciárias oferecem comida, acomodações e serviços de saúde grátis.

Ficar preso é mais econômico do que viver da aposentadoria.

A matemática da reincidência é sombriamente convincente para o potencial condenado. Mesmo com uma dieta frugal e a acomodação mais barata disponível, um aposentado japonês que viva sozinho enfrenta custo de vida cerca de 25% mais alto que a magra aposentadoria que recebe do Estado, da ordem de 780 mil ienes (25 mil reais) por ano, de acordo com um estudo sobre os aspectos econômicos dos crimes dos idosos conduzido por Michael Newman, da Custom Products Research, sediada em Tóquio.

A onda de “crime geriátrico” está se acelerando, e os analistas apontam que o sistema penitenciário japonês – que acaba de ser expandido e tem índice de ocupação de 70% – está sendo preparado para décadas de crescimento no número de condenados. Entre 1991 e 2013, ano mais atual para o qual há dados publicados pelo Ministério da Justiça, o número de idosos encarcerados por repetir o mesmo crime seis vezes subiu 460%.

A disparada no número de crimes dos idosos disfarça uma tendência mais sombria que o simples desdém pela lei, dizem economistas e criminologistas. O crime entre os aposentados está avançando mais rápido que a participação dos idosos na população, que, em 2060, verá mais de 40% dos japoneses acima dos 65 anos.

“Crime geriátrico” voltará a subir.

Akio Doteuchi, pesquisador sênior de desenvolvimento social no NLI Research Institute, em Tóquio, acredita que o número de reincidentes deverá continuar a subir. “A situação social do Japão forçou os idosos a cometer crimes por necessidade”, sustenta. “O número de pessoas que vêm recebendo assistência pública é o maior desde o final da guerra. Cerca de 40% dos idosos vivem sós. Quando saem da prisão, por não terem família nem dinheiro, voltam-se imediatamente ao crime.”

As estatísticas sobre os delitos, ele acrescenta, expõem o lado negativo dos gastos insuficientes do governo com a previdência, à medida que a população da segunda maior economia do planeta envelhece. “A prisão, não importa o que digam as planilhas, é uma maneira terrivelmente ineficiente, para o governo, de dirigir verbas previdenciárias aos japoneses que mais precisam delas. Tentativas de encontrar maneiras de libertar antecipadamente os prisioneiros idosos esbarraram em obstáculos legais intransponíveis”, explica Doteuchi. O sistema penitenciário terminará superlotado de prisioneiros idosos. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Motorista do Uber é esfaqueado por um passageiro em Las Vegas
Vídeo de festa funk que tem cenário que estigmatiza favela causa polêmica
https://www.osul.com.br/no-japao-idosos-voltam-a-praticar-crimes-para-serem-presos-e-ganhar-comida-acomodacoes-e-servico-de-saude-gratis/ No Japão, idosos voltam a praticar crimes para serem presos e ganhar comida, acomodações e serviço de saúde grátis 2016-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar