Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Nos Estados Unidos, presos montaram computadores para cometer fraudes a partir da cadeia

Compartilhe esta notícia:

Os computadores foram descobertos por agentes penitenciários em julho de 2015, escondidos sobre um forro de gesso no teto da prisão (Foto: Reprodução)

Dois presos que cumprem pena na Instituição Correcional do condado de Marion, em Ohio, nos EUA, montaram dois computadores e os conectaram à rede da prisão para cometerem fraudes, informou nesta terça-feira (11) a Inspetoria Geral do estado. De acordo com as investigações, eles obtiveram os componentes durante participação em um programa para a desmontagem de computadores antigos doados por uma ONG para a reciclagem das peças.

“(A investigação) determinou que os computadores estavam sendo usados por um preso para roubar a identidade de outro preso para solicitar cartões de crédito e cometer fraude fiscal”, informou a Inspetoria Geral de Ohio, em comunicado. “Os computadores também eram usados para criar ilicitamente passes de segurança para presos ganharem acesso a áreas restritas da prisão e baixarem ferramentas que poderiam ser usadas em ataques cibernéticos”.

Os computadores foram descobertos por agentes penitenciários em julho de 2015, escondidos sobre um forro de gesso no teto da prisão. Após a análise nas máquinas, os investigadores encontraram softwares usados por hackers, material pornográfico e artigos com instruções para a produção de drogas e explosivos.

Documentos anexados à investigação mostram que a fraude foi descoberta quando um funcionário de TI notou que a credencial de um usuário tentou acessar um site bloqueado, mas, curiosamente, o dono daquela credencial não estava trabalhando naquele dia. E, após o bloqueio, esse usuário misterioso passou “três horas consecutivas procurando sites que pudessem burlar o bloqueio de proxy”. A partir disso, os agentes penitenciários começaram a procurar a origem do tráfego e descobriram uma rede de cabos indo em direção ao teto. “Quando eu removi a placa do teto, encontrei dois PCs escondidos”, relatou o funcionário de TI.

Falhas

Após serem descobertos, um dos presos contou aos investigadores que usou componentes de computadores que eram destinados à reciclagem para montar as máquinas, e depois as conectou a um roteador da prisão.

Segundo a Inspetoria Geral, “os presos tinham acesso irregular a hardware, software e acessórios de computadores” por causa de uma falha na supervisão que “permitiu aos presos construir computadores, transportá-los por várias partes da prisão, escondê-los no teto, passar cabos e, por fim, conectar os computadores à rede da prisão”.

Em entrevista ao site local Cleveland.com, a porta-voz da instituição penal Joe Ellen Smith afirmou que medidas para contornar os problemas apontados pela investigação já estão sendo tomadas. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A agência de modelos de Donald Trump fecha as portas nos Estados Unidos
Arquivo Municipal de São Borja está em fase final de catalogação e permite conhecer a história da cidade
https://www.osul.com.br/nos-estados-unidos-presos-montaram-computadores-para-cometer-fraudes-partir-da-cadeia/ Nos Estados Unidos, presos montaram computadores para cometer fraudes a partir da cadeia 2017-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar