Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Nova regra do ICMS poderá elevar em até 50% as compras pela da internet

Compartilhe esta notícia:

Comerciante, para vender pela internet, terá que se inscrever em vários unidades da Federação para pagar imposto. Foto: Marai Shaih/AFP

O presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Guilherme Afif Domingos, disse que os produtos comercializados na internet por companhias menores poderão ficar até 50% mais caros com a nova regra de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas transações interestaduais.

Convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) estabeleceu que o recolhimento do tributo se dê no Estado de destino e não no de origem, como defendem associações empresariais. “Criaram um sistema medieval em plena era digital. Um pequeno negociante, que também usa o comércio eletrônico e recolhe oito impostos em uma guia única, será obrigado a se inscrever em cada uma das unidades da Federação para onde vender e emitir guias de recolhimento”, afirmou Afif após reunião ontem, em São Paulo, com responsáveis por 14 entidades comerciais.

O dirigente argumentou que o Sebrae apoiará todas as iniciativas possíveis para derrubar o convênio do Confaz, que entrou em vigor no dia 1 deste mês, fixando a coleta do imposto, o que incluiria até mesmo uma possível Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal), tendo à frente as confederações e as associações empresariais em geral. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mercado revisa projeção e aposta em alta menor da taxa básica de juros hoje
93% dos executivos brasileiros pretendem cortar custos, diz pesquisa
https://www.osul.com.br/nova-regra-do-icms-podera-elevar-em-ate-50-as-compras-pela-da-internet/ Nova regra do ICMS poderá elevar em até 50% as compras pela da internet 2016-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar