Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Um novo remédio aprovado nos Estados Unidos para tratar o câncer de bexiga é oferecido de graça em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Câncer de bexiga tem novo tratamento. (Foto: Reprodução)

Este é o terceiro medicamento que não é quimioterapia já aprovado nos Estados Unidos para combater o câncer de bexiga. É um medicamento imunoterápico, que estimula os glóbulos brancos a destruir o tumor. Para que este medicamento possa ser futuramente comercializado no Brasil,  um estudo clínico está sendo feito em algumas cidades do País, inclusive Porto Alegre. Além da capital gaúcha, o tratamento está sendo oferecido em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ijuí, Itajaí (SC), Santa Maria, São José do Rio Preto e São Paulo.

Este medicamento foi aprovado nos EUA em maio de 2016 e teve como resultado a redução do tumor em um quarto dos pacientes que participaram do estudo. Estes pacientes que tiveram as melhores respostas tinham o diagnóstico de câncer de bexiga avançado, não haviam passado por tratamentos prévios e não tinham indicação para fazer quimioterapia com cisplatina (um tipo de medicamento comumente indicado para este caso). Hoje, esta medicação chega a custar R$ 40 mil reais mensais nos Estados Unidos.

“Estamos iniciando uma nova era de tratamentos para combater o câncer de bexiga. Esta é mais uma oportunidade que as pessoas têm de buscar tratamentos alternativos que buscam mais qualidade de vida”.  Esta é a análise feita pelo médico oncologista, Giuliano Santos Borges, que acompanha o desenvolvimento de novas fórmulas medicamentosas para combater o câncer. Pesquisador há mais de 10 anos, vê esperança agora em tratamento para os pacientes com este tipo de câncer que afeta mais homens, entre os 5 primeiros – atrás de próstata, pulmão intestino e estômago e tem o cigarro como principal vilão.

Segundo a estimativa do INCA, a doença vai atingir 7.200 em homens e 2.470 em mulheres. Os sintomas são silenciosos, o que atrasa o diagnóstico e faz com que a taxa de cura seja baixa. Segundo o oncologista, as pessoas devem ficar atentas quanto ao desconforto ao urinar, dor ou sangramento. Pacientes podem ter mais informações através do telefone: 47 3348 5093, no Centro de Novos Tratamentos Itajaí, onde acontece o atendimento.

Os principais sinais e sintomas do câncer de bexiga são:

Sangue na Urina

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina é normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.

O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. O sangue, frequentemente, pode ser causado por outros motivos, como infecção, tumores benignos, pedras nos rins ou outras doenças renais benignas.

Mudanças nos Hábitos Urinários ou Sintomas Irritativos

O câncer de bexiga pode, algumas vezes, causar alterações na micção, como:

Urinar com frequência maior que a habitual.

Sensação de dor ou queimação ao urinar (Disúria).

Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.

Estes sintomas também podem ser causados por uma doença benigna, como infecções, tumores benignos, pedras na bexiga, bexiga hiperativa, ou um aumento da próstata. Ainda assim, é importante procurar um médico, de modo que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça 6 mitos e verdades sobre a fertilização in vitro
Mulher dá à luz com ovário congelado quando era criança
https://www.osul.com.br/novo-remedio-aprovado-nos-estados-unidos-para-tratar-cancer-de-bexiga-esta-disponivel-no-pais/ Um novo remédio aprovado nos Estados Unidos para tratar o câncer de bexiga é oferecido de graça em Porto Alegre 2017-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar