Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Número de linhas de celular no Brasil caiu 5%, diz a Anatel

Compartilhe esta notícia:

O evento ocorrerá no ParkShopping Canoas. (Foto: Reprodução)

A telefonia móvel no Brasil encolheu 5,14% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 242,12 milhões de linhas ativas, puxada por uma queda de 12% da Oi, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados na quarta-feira.

A Oi, que passa por um processo de recuperação judicial, registrou uma queda de 5,7 milhões de linhas móveis no período, fechando maio com pouco mais de 42 milhões – a quarta maior base do país.

A TIM, segunda maior operadora celular em número de linhas, e Claro também tiveram recuos significativos, de mais de 6% cada, totalizando ao fim do mês 61 milhões e 60,2 milhões de acessos em operação, respectivamente.

 Já a líder Vivo foi na contramão das concorrentes e elevou sua base em 1,3%, fechando maio com 74,2 milhões de linhas móveis.

Apesar da queda generalizada, agravada por um tombo na banda larga 3G, as conexões em 4G mais do que dobraram no período, totalizando mais de 76 milhões na tecnologia LTE.

Operadoras virtuais

 As operadoras virtuais de rede Datora e Porto Seguro tiveram avanços em suas bases, a primeira teve crescimento de 121,4% em maio sobre um antes, para 128,3 mil linhas, e a segunda registrou expansão de 36,6%, a 505,5 mil.

Bloqueio

A Anatel divulgou, na segunda-feira, uma nota técnica dizendo que vai bloquear celulares piratas no Brasil. Ainda não há prazo definido, porém, para quando os usuários que possuem esse tipo de aparelhos comecem a receber mensagens avisando sobre o bloqueio. Inicialmente, o prazo para o envio das mensagens começar era 30 de julho.

“O número de celulares que poderiam ser bloqueados ainda não é conhecido”, diz a Anatel, que fixou o prazo das mensagens para não prejudicar os “usuários que, de boa fé, adquiriram tais aparelhos.”

 O bloqueio a celulares piratas é uma iniciativa antiga da Anatel: desde 2014, a agência tenta seguir em frente com um programa apoiado pelas fabricantes de celulares. Segundo dados da OCDE, um em cada cinco celulares em uso no mundo hoje são “piratas”. As operadoras, no entanto, resistiram às pressões, uma vez que com o bloqueio, podem perder usuários – estimativas do setor dizem que 1 milhão de aparelhos “piratas” são incluídos nas redes todos os meses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O mérito da reforma trabalhista é reduzir a insegurança jurídica, dizem analistas
Dilma triplica repasse a partidos: 867,5 milhões de reais
https://www.osul.com.br/numero-de-linhas-de-celular-no-brasil-caiu-5-diz-anatel/ Número de linhas de celular no Brasil caiu 5%, diz a Anatel 2017-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar