Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Número de porto-alegrenses com dengue chega a 38

Compartilhe esta notícia:

Proibição do uso do larvicida, utilizado em pequena escala no Estado, foi mantida na manhã deste domingo (Foto: Betina Carcuchinski/PMPA)

A confirmação de novos casos de dengue em Porto Alegre desencadeará ações de bloqueio de transmissão (aplicação de inseticida) em ruas do Centro Histórico e do bairro Cavalhada nesta segunda-feira pela manhã, a partir das 9h30min. Os dois casos são importados.

A capital gaúcha tem registrados (ou em fase final de investigação) 38 casos da doença em 2015, sendo 31 importados e sete autóctones (contraídos no município).

Os três casos autóctones mais recentes foram confirmados no bairro Ipanema e a confirmação laboratorial aconteceu na sexta-feira. Nos três casos, a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde já realizou operações de bloqueio de transmissão, quando da notificação de suspeita da moléstia.

As operações aconteceram no dia 14, de acordo com o plano de contingência da dengue, que prevê essa ação no raio de 1 quilômetro de caso confirmado autóctone. No Centro, mora o paciente que contraiu o vírus em São Paulo (SP); no bairro Cavalhada, mora o paciente que veio infectado do Mato Grosso do Sul. As operações estão sendo feitas por equipes diferentes da coordenadoria de vigilância. No Centro, os bloqueios serão realizados em trechos da rua dos Andradas, entre as ruas General Canabarro e General Portinho, e da rua General Canabarro entre Andradas e rua Riachuelo. Na Cavalhada, haverá ação em trechos da rua Stefan Zweig, entre a rua Augusto Comandante e a avenida Cavalhada, da rua Martinho Lutero e da Augusto Comandante entre Stefan Zweig e rua Gorki.

A vigilância alerta os moradores da capital gaúcha para a proximidade do feriadão do 1 de Maio, quando deve aumentar o fluxo de viagens para áreas com transmissão da doença, como o Noroeste do Estado e o Sudeste e Centro-Oeste do País. A recomendação é de uso de repelentes corporais e, diante de sintomas da enfermidade – febre alta súbita acompanhada de pelo menos dois outros sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares e dores nas articulações, além de dores abdominais – buscar atendimento em serviço de saúde, informando que viajou a locais com transmissão do vírus da dengue.

O último boletim da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul apontava 430 casos confirmados da moléstia no Estado (79 importados e 351 autóctones). O primeiro óbito pelo vírus no RS foi registrado este ano no município de Santo Ângelo. (PMPA e SES-RS)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

“Quero saber onde estão os coxinhas agora”, diz ex-“Lulinha paz e amor”
Nevasca no Chile provoca corte no fornecimento de energia
https://www.osul.com.br/numero-de-porto-alegrenses-com-dengue-chega-a-38/ Número de porto-alegrenses com dengue chega a 38 2015-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar