Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Nunca vá viajar sem planejar antes

Compartilhe esta notícia:

Pesquisar sobre o local influencia em diversas etapas do planejamento. (Crédito: Reprodução)

Planejar a sua viagem é fundamental para que o programa desejado não só caiba no orçamento, mas em suas expectativas. O ideal é começar a se organizar com uma antecedência mínima de três meses, limitando variáveis que podem dar dor de cabeça na hora em que você deveria estar aproveitando. Confira um passo a passo para ajudar você a montar seu roteiro ideal.

Destinos.

Pesquisar muito sobre o local para onde você vai influencia em diversas etapas do planejamento e orçamento de uma viagem. Um aeroporto muito distante de sua hospedagem, por exemplo, pode render um gasto enorme com táxi, muitas vezes evitável.

Além disso, ler sobre o destino e buscar dicas de quem já visitou o local permite que você trace um roteiro com todos os pontos que gostaria de visitar. Uma boa dica é imprimir o mapa do local e marcar os lugares que tiver interesse em conhecer, assim como o aeroporto e o hotel que ficará (depois de definidos).

Tempo livre.

A primeira coisa que você deve observar antes de viajar é a data, o período e quantos dias você pode ficar fora. O ideal é viajar nos fins de semana para lugares da região; esticar feriados para viajar dentro do País; e utilizar as férias para conhecer destinos estrangeiros.

Orçamento.

Agora é hora de contar o dinheiro da viagem. Quanto você pretende gastar na viagem? É recomendável viajar, mesmo com tudo pago, com 50% do valor disponível para gastos excedentes. Em uma viagem de 2 mil reais, deve-se reservar 1 mil reais. Pode ser que você não gaste tudo, contudo, imprevistos acontecem e é bom estar preparado e ter esse dinheiro no banco ou disponível para gastar no cartão (não esquecendo do câmbio, caso seja uma viagem internacional).

Data.

O aconselhável é casar seus dias disponíveis com o melhor período para viajar ao local. É importante observar as temperaturas das cidades, e as recomendações de outros leitores. Há lugares que vale a pena visitar o ano inteiro e outros que é melhor esperar a baixa temporada.

Hospedagem.

Existem vários serviços que oferecem busca de hospedagem na internet. Hotéis são uma boa opção para quem viaja em casal ou grupo, e hostels para quem viaja sozinho e quer economizar. Para quem gosta de se sentir em casa, o site AirBnB aluga quartos, casas e apartamentos.

Vale lembrar que se hospedar longe de grande parte das atrações do roteiro pode trazer gastos desnecessários, tanto de tempo, quanto de dinheiro.

Meio de transporte.

Você pode ir de carro, de ônibus, de avião, de trem, de navio e até de carona. O importante é chegar ao destino. Nos casos das passagens aéreas, o interessante é entrar em sites de pesquisa de preços, que filtram os melhores valores entre as companhias aérea e alertam sobre promoções.

Mobilidade.

Conhecer o sistema de transporte público do local (conferir cartões que podem fazer você economizar mais que comprar as passagens uma a uma) ou calcular os gastos com táxi, pode te ajudar a evitar um rombo na carteira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Nada de foto ou pegação: saiba como funcionam as visitas às praias de nudismo
Se você planeja uma viagem de intercâmbio, evite as altas temporadas de turismo
https://www.osul.com.br/nunca-va-viajar-sem-planejar-antes/ Nunca vá viajar sem planejar antes 2016-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar