Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um dos últimos pedidos de deposição do ministro do Supremo Gilmar Mendes foi protocolado pelo ator Alexandre Frota

Compartilhe esta notícia:

Alexandre Frota (E) entrou com pedido de impedimento do ministro Gilmar Mendes (D). (Fotos: Reprodução)

A rotina do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), não está muito fácil. Ele está na mira de muita gente, que o quer fora de alguns processos da Corte. Um dos últimos pedidos de deposição do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) foi protocolado na última quinta-feira, pelo ator Alexandre Frota.

No dia anterior, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia enviado pedido ao STF para que Mendes deixe a relatoria de um habeas corpus, no qual concedeu liberdade ao empresário Eike Batista, preso em um dos desdobramentos da Operação Lava-Jato. O procurador solicitou também a anulação de todas as decisões sobre o habeas corpus, incluindo a que determinou a soltura do empresário.

Janot alega que Gilmar Mendes não poderia atuar na causa porque sua esposa, Guiomar Mendes, trabalha no escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, que defende Eike Batista. Mendes se defendeu, alegando que a mulher atua apenas em causas cíveis. Mas, não convenceu. Tanto que levou um tapa de pelica do seu colega Marco Aurélio de Mello, que se declarou impedido de ser o relator ou votar em processos que envolvam cliente do escritório de Bermudes porque tem uma sobrinha que trabalha naquela banca.

Mello disse que não queria provocar, mas Mendes não gostou da atitude e debochou de Mello durante entrevista. “Juízes que podem ter problema na parcialidade não podem julgar determinados casos”, afirma o professor de Sociologia do Direito, Fernando Fontainha. Segundo ele, a endogamia leva ao limite a imparcialidade. “A composição da elite jurídica tem ligação com as elites políticas e econômicas”, explica o professor, salientando que vários parentes e colegas juristas de ministros atuam no STF.

O pedido de impeachment de Janot foi enviado à presidente da Corte, Cármen Lúcia, e deve ser decidido pelos 11 ministros do Supremo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Google está sendo processado por monitorar ilegalmente os usuários de celular
O presidenciável Geraldo Alckmin, do PSDB, defendeu o fim do voto obrigatório
https://www.osul.com.br/o-ator-alexandre-frota-protocolou-pedido-de-impedimento-ministro-gilmar-mendes-no-supremo/ Um dos últimos pedidos de deposição do ministro do Supremo Gilmar Mendes foi protocolado pelo ator Alexandre Frota 2017-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar