Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Banco Central acelera a queda da taxa básica de juros dentro de duas semanas

Compartilhe esta notícia:

Isso porque as medidas adotadas para compensar a queda de R$ 0,46 no preço do diesel nas refinarias, acordada entre o governo e os líderes dos caminhoneiros, terão efeito permanente. (Foto: Agência Brasil)

Com a inflação numa queda mais acelerada do que o previsto, o BC (Banco Central) deu sinais de que cortará os juros numa velocidade ainda maior. A expectativa é que o Copom (Comitê de Política Monetária) aumente a queda da taxa básica (Selic) para 1 ponto percentual daqui duas semanas.

Na divulgação do relatório de inflação, o texto cita que o processo de desinflação se espalhou e que se consolidou nos componentes mais sensíveis a juros. A previsão de baixa dos juros é tão grande, que o BC mudou toda a forma de fazer projeções. Passou a adotar como oficial as contas feitas com os dados do mercado financeiro (que já levam em consideração os futuros cortes de juros).

“Desde então, a consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom”, que concluiu:

“O Copom entende que a extensão do ciclo de flexibilização monetária, inclusive as taxas vigentes ao longo de 2018, dependerá das projeções e expectativas de inflação para 2019, mas também das estimativas da taxa de juros estrutural da economia brasileira. Essas estimativas naturalmente envolvem incerteza e poderão ser reavaliadas pelo Comitê ao longo do tempo”.

Segundo o relatório de inflação, pelo segundo trimestre consecutivo, a queda nos preços de alimentos e a disseminação do processo de desinflação favoreceram evolução mais benigna do que a prevista para os índices de preços ao consumidor. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

A Polícia Civil prende uma quadrilha que roubou 1.500 veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre e atuava em dez Estados
No Rio de Janeiro, traficante desafia a polícia a entrar em comunidade
https://www.osul.com.br/o-banco-central-acelera-queda-da-taxa-basica-de-juros-dentro-de-duas-semanas/ O Banco Central acelera a queda da taxa básica de juros dentro de duas semanas 2017-03-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar