Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Banco Central interrompeu a alta dos juros básicos, mas bancos, financeiras, lojas e empresas de cartão de crédito continuaram a elevar as taxas

Compartilhe esta notícia:

Segundo o BC, a dívida dos brasileiros no rotativo do cartão de crédito cresceu 21,2%. (Foto: Antônio Cruz/ABr)

O BC (Banco Central) interrompeu, na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), nos dias 19 e 20 de janeiro, a alta da Selic (a taxa básica de juros), mantida em 14,25% ao ano, mas bancos, financeiras, lojas e empresas de cartão de crédito continuaram a elevar as taxas. Em alguns casos, como o rotativo dos cartões de crédito, os juros chegaram aos maiores patamares desde 1995, momento em que taxas altas eram aplicadas para estabilizar o real.

Em 2015, segundo o BC, a dívida dos brasileiros no rotativo do cartão de crédito cresceu 21,2% em relação a 2014 – mais que o dobro da taxa de evolução do estoque de crédito –, atingindo 34,5 bilhões de reais. Ainda que se trate de uma parcela pequena do crédito, correspondendo a 2,3% do total das operações com pessoas físicas, o crescimento revela que mais brasileiros optam pelas operações mais caras, seja por descontrole das finanças pessoais, seja pela falta de alternativas mais baratas.

A alta de juros foi generalizada tanto em 2015 como em janeiro de 2016, alcançando pessoas físicas e jurídicas. Juros altos em tempos de recessão são cobrados por instituições privadas e públicas, com exceções como o BNDES. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Distorções podem levar à aprovação de reforma na Previdência
Os delegados da Polícia Federal querem uma retratação mais contundente do diretor-geral do órgão
https://www.osul.com.br/o-banco-central-interrompeu-a-alta-dos-juros-basicos-mas-bancos-financeiras-lojas-e-empresas-de-cartao-de-credito-continuaram-a-elevar-as-taxas/ O Banco Central interrompeu a alta dos juros básicos, mas bancos, financeiras, lojas e empresas de cartão de crédito continuaram a elevar as taxas 2016-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar