Quinta-feira, 28 de março de 2024
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2018
Clientes do Banco do Brasil poderão fazer consultas à conta-corrente por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e por meio da rede social Twitter. As consultas serão respondidas por um sistema de inteligência artificial. O serviço será liberado gradualmente para os clientes do banco nas próximas semanas.
No WhatsApp, o Banco do Brasil vai oferecer oito transações: consultas a saldos e extratos de conta corrente e poupança, saldo de CDB (Certificado de Depósito Bancário), extrato de fundos de investimento, rastreio e fatura de cartão.
No Twitter, o correntista do banco poderá fazer consultas de saldo e extrato, além de tirar dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento ao cliente (SAC).
Expansão
O anúncio vem três meses depois de a instituição financeira iniciar a operação de um serviço de transações por meio do aplicativo de mensagens instantâneas Facebook Messenger, que é integrado à rede social.
A tecnologia usada no Messenger é a mesma que está sendo usada no WhatsApp e no Twitter. Por meio de um sistema de inteligência artificial, um robô virtual “conversa” com o cliente do banco em linguagem natural. O robô também consegue aprender com as interações, se tornando mais precisa com o tempo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Substituição
Desde que o Facebook anunciou suporte a bots, softwares que realizam atividades de forma repetitiva, como robôs, começou-se a especular sobre a força disso para automatizar atendimentos de bancos. Primeiro os olhos se voltaram para o Messenger, mas agora o WhatsApp é quem está na mira das empresas.
Recentemente, o Itaú anunciou um teclado para Android e iOS, que permite fazer transferências sem que o usuário precise sair do WhatsApp pra isso. Apesar de não ser uma novidade relacionada diretamente ao WhatsApp, é bom lembrar que em setembro de 2017 o banco começou a testar o uso do aplicativo para atender alguns clientes de renda mais alta.
A pergunta é: quando é que pessoas com renda mais baixa, como a maioria das pessoas do mundo, terão acesso a essas mudanças? De acordo com os executivos do WhatsApp, isso ainda vai demorar um pouco.