Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Banrisul é obrigado pela Justiça a emprestar dinheiro no valor do 13º salário a funcionários estaduais mesmo com restrições de crédito

Compartilhe esta notícia:

O pedido foi feito pela Fessergs (Federação dos Servidores Públicos do Estado), que alega que os servidores estavam sendo coagidos. (Foto: Divulgação)

Uma liminar impede o Banrisul de condicionar o empréstimo do 13º salário ao pagamento de dívidas anteriores dos servidores estaduais com o banco gaúcho. A decisão, da semana passada, é da juíza Gisele Azambuja. Com isso, o Banrisul estará obrigado a conceder o empréstimo sem nenhuma restrição. A medida valeria a partir desta terça-feira.

O pedido foi feito pela Fessergs (Federação dos Servidores Públicos do Estado), que alega que os servidores estavam sendo coagidos e até impedidos de tomar o empréstimo no caso de terem ações judiciais contra o banco.

Por meio de nota o Banrisul afirmou que ainda não foi intimado.

 No ano passado, o banco não chegou a fazer empréstimo, mas em 2015, primeiro ano do governo de José Ivo Sartori, sim. Prefeituras também buscam as operações para enfrentar caixa em crise. Este ano, segundo o  presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, apenas 10 das 250 administrações com folha no banco solicitaram até agora a modalidade.

Agências abrem mais cedo

As agências do Banrisul de Porto Alegre terão a abertura antecipada para 8h30min nesta semana, até quinta-feira. Isso porque na sexta-feira, último dia útil do ano, as agências estarão fechadas ao público, somente com expediente interno, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O atendimento será exclusivo para os servidores municipais que desejarem sacar o empréstimo do 13º salário. A contratação da operação de crédito estará disponível a partir desta terça-feira para os funcionários do município que possuem conta corrente ou poupança no Banrisul. Quem não tem, deve abrir ou ativar a conta corrente a partir do dia 3 de janeiro de 2018.

Quem optar por não realizar o empréstimo receberá o pagamento com correção pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e juros de 1% ao mês.

Os horários serão estendidos também para servidores do estado. No dia 20, os funcionários começaram a fazer a operação. Porém, com o grande número de interessados, o atendimento no banco do estado apresentou instabilidade e diversos clientes reclamaram das filas. Na ocasião, o Banrisul informou que o sistema “apresentou oscilações devido ao movimento acima do normal”.

Mais do que renda fixa

Os empréstimos em bancos para servidores públicos do Estado e da prefeitura de Porto Alegre podem ser um bom negócio para quem não precisar usar o dinheiro para quitar dívidas ou despesas que consomem todo o valor. O juro que as duas esferas do Executivo vão cobrir são muito maiores que opções de aplicações do mercado em modalidades de renda fixa. A previsão é de cobrir 1,42% ao mês. O alerta é feito justamente por uma das instituições que vai operar a modalidade, que é o Banrisul. “Onde vai encontrar esta oferta?”, disse Mota. A taxa deve ser mais que o dobro de outras modalidades de aplicação de renda fixa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deputados rejeitam fim de CCs no interior
O aumento na demanda pelos aviões de porte médio em todos os continentes está por trás das tratativas entre a Embraer e a Boeing
https://www.osul.com.br/o-banrisul-e-obrigado-pela-justica-emprestar-dinheiro-no-valor-do-13o-salario-funcionarios-estaduais-mesmo-com-restricoes-de-credito/ O Banrisul é obrigado pela Justiça a emprestar dinheiro no valor do 13º salário a funcionários estaduais mesmo com restrições de crédito 2017-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar