Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Banrisul realizou quase metade dos empréstimos previstos para o pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo estadual

Compartilhe esta notícia:

Há cerca de 320 mil servidores vinculados ao Executivo, e a estimativa é de que cerca de 70% busquem empréstimo, o que corresponde a 230 mil. (Foto: Reprodução)

Mais de 110 mil servidores estaduais já conseguiram o empréstimo para receber o décimo terceiro salário via Banrisul. O número total de servidores que conseguiram realizar a operação é quase metade do previsto. Há cerca de 320 mil servidores vinculados ao Executivo, e a estimativa é de que cerca de 70% busquem empréstimo, o que corresponde a 230 mil.

Na quarta-feira, as agências, postos e terminais do Banrisul em todo o Estado atenderam mais de 100 mil servidores públicos e cerca de 150 mil trabalhadores do setor privado, volume que superou em pelo menos dez vezes o habitual. O aumento da demanda foi motivado pelos saques do décimo terceiro salário por meio de empréstimo.

Também na quarta-feira o  governo do Estado chegou a um entendimento com a União, e definiu um cronograma de ações para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. O desfecho das negociações ocorreu em Brasília, onde o governador José Ivo Sartori assinou com o presidente da República, Michel Temer, o protocolo de acordo do Regime de Recuperação Fiscal, documento no qual o Estado garante cumprir os requisitos legais para pleitear a adesão ao regime.

“Estamos dando mais um passo decisivo na travessia para a recuperação financeira do Rio Grande do Sul. A caminhada é longa, mas os passos que estamos dando são consistentes e responsáveis, sempre olhando para a frente”, afirmou Sartori. O governador agradeceu ao presidente Michel Temer, em especial, “pela visão e postura federativa que teve ao longo deste processo”. E completou: “Acredito que o país só sai da crise se os estados tiverem a oportunidade de fazer o seu próprio caminho”.

O ministro Henrique Meirelles assinou pelo Ministério da Fazenda. Também participaram do ato o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, e demais representantes do Estado, incluindo membros da bancada gaúcha na Câmara.

O socorro federal prevê a suspensão do pagamento da dívida com a União ao longo dos próximos três anos. No caso do Rio Grande do Sul, a carência de 36 meses do serviço da dívida significa um fôlego nas finanças estaduais de R$ 11,3 bilhões nesse período.

Banrisul e Icatu

O Banrisul firmou parceria estratégica com a Icatu Seguros para comercialização de produtos de capitalização nos canais de distribuição do banco do Rio Grande do Sul. A operação ocorrerá em uma nova empresa que terá exclusividade de distribuição pelo banco por 20 anos.

“O objetivo dessa parceria é consolidar o Banrisul com uma posição de destaque na comercialização de produtos de capitalização no Estado do Rio Grande do Sul e na Região Sul, diversificando e aumentando suas fontes de receita”, informa o banco em fato relevante divulgado nessa quinta-feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem mudou as regras para transportes de carga nas rodovias do Rio Grande do Sul
Em agenda positiva, o presidente Michel Temer transferiu para o Palácio do Planalto o anúncio do plano de investimentos da Petrobras
https://www.osul.com.br/o-banrisul-realizou-quase-metade-dos-emprestimos-previstos-para-o-pagamento-do-decimo-terceiro-salario-do-funcionalismo-estadual/ O Banrisul realizou quase metade dos empréstimos previstos para o pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo estadual 2017-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar