Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O Brasil comemorou a suspensão dos testes nucleares da Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

O texto promulgado permite que a Coreia do Norte lance ataques nucleares preventivos "automaticamente" e "destrua imediatamente forças hostis" se uma ação estrangeira representar uma ameaça iminente.(Foto: KCNA/DPA/Agência Lusa)

A decisão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de suspender os testes e a interrupção de lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais foi comemorada pelo governo brasileiro, por meio de nota divulgada no fim da tarde de sábado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Na nota, o Itamaraty informa que espera que a medida reduza o nível de tensão na região e leve à desnuclearização definitiva da Península Coreana e a paz duradoura.

O documento acrescenta que “o governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio do governo norte-coreano de que suspenderá seus testes de mísseis intercontinentais e de armas nucleares, passo necessário para a redução das tensões na região, em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

Em seguida, finaliza: “O governo brasileiro considera positiva a realização dos encontros de alto nível previstos e manifesta sua expectativa de que esses contatos contribuam para o estabelecimento de um efetivo processo negociador que assegure a desnuclearização definitiva da Península Coreana e a paz duradoura”.

Os governos da Coreia do Sul, da China, do Reino Unido, da Rússia e dos Estados Unidos também se manifestaram positivamente. Os russos apelaram para que norte-americanos e sul-coreanos respondam com reciprocidade e tomem medidas “adequadas” para conseguir resultados mutuamente aceitáveis nas próximas cúpulas bilaterais.

Pelas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a decisão da Coreia do Norte de “muito boa notícia” e de “grande progresso” tanto para o país asiático como para o mundo.

No próximo dia 27, está prevista uma reunião entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na zona militarizada de fronteira entre as duas Coreias. Será o primeiro encontro entre governantes dos dois países em 11 anos.

Até junho deve ocorrer outra reunião de cúpula entre o líder norte-coreano e Trump, a primeira da história entre os líderes de Coreia do Norte e Estados Unidos.

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que seu país “não cedeu em nada” nas negociações com a Coreia do Norte e aÚrmou que Pyongyang “aceitou a desnuclearização” durante o diálogo bilateral.

“[Nas negociações com a Coreia do Norte] não cedemos em nada e [eles] aceitaram a desnuclearização, o fechamento do local [de testes nucleares] e o Úm dos testes”, escreveu Trump no Twitter.

Na sexta-feira, o regime liderado por Kim Jong-un anunciou a cessação dos testes nucleares e de mísseis, desde este sábado, embora não tenha feito menção específica ao processo de desnuclearização, um dos principais alvos do governo americano. Em outro tweet, Trump, que se reunirá com Kim em maio ou junho, reconheceu que os Estados Unidos estão “muito longe” de chegar a uma conclusão sobre a Coreia do Norte.

“Estamos muito longe de chegar a uma conclusão sobre a Coreia do Norte, talvez as coisas saiam bem e talvez não, só o tempo dirá”, disse o líder americano. Trump afirmou que o trabalho realizado por sua administração “deveria ter sido feito há muito tempo”.

Nesta semana, o presidente lembrou que o diretor da CIA e indicado como secretário de Estado, Mike Pompeo, viajou para a Coreia do Norte na Semana Santa para se reunir com Kim, um encontro de alto nível que foi “muito bom” e que tinha como objetivo preparar o encontro.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Venâncio Aires decreta situação de emergência devido à queda de granizo
Assaltado supermercado Nacional da Zona Sul de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-brasil-comemorou-a-suspensao-dos-testes-nucleares-da-coreia-do-norte/ O Brasil comemorou a suspensão dos testes nucleares da Coreia do Norte 2018-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar