Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil está aberto aos refugiados da Síria, o problema é o preço da passagem: 1,5 mil dólares

Compartilhe esta notícia:

Muçulmanos oram na Mesquita Brasil, localizada em São Paulo, que ajuda refugiados. (Foto: Reprodução)

Graças a uma norma estabelecida há dois anos pelo governo brasileiro e que será renovada este mês, o processo de asilo para sírios foi facilitado. O Brasil, diferentemente dos países europeus, reconhece de antemão a crise humanitária da Síria e não recusa refúgio aos cidadãos daquele país. Além disso, de acordo com a Cáritas, o processo de obtenção de vistos para sírios leva cerca de seis meses, enquanto solicitantes de outras nacionalidades podem esperar até três anos para obter o status de refugiado. O problema maior é o preço da passagem de avião. Um voo de Damasco para São Paulo custa em torno de 1,5 mil dólares.

O perfil dos refugiados sírios é diferente do de africanos que chegam ao Brasil. Grande parte deles tem ensino superior e levava uma vida de classe média em seu país. “Todos os dias nos chega aqui pelo menos uma família nova ou um refugiado sírio”, afirmou Ahmad Ismael, secretário geral da Mesquita Brasil, a mais antiga da América Latina, que virou um ponto de referência para refugiados muçulmanos, especialmente sírios.

De acordo com Ismael, apesar da facilidade para entrar no país, o governo dá pouco suporte a quem chega. O aumento da procura por refugiados sírios fez com que a mesquita triplicasse o número de vagas para aulas de português. Em julho, eles distribuíram 3 mil cestas básicas para refugiados.

Desde que a imagem do menino sírio morto na praia ganhou as páginas de jornais no Brasil, a mesquita tem sido procurada por empresários dispostos a custear a vinda de sírios ao Brasil, segundo Ismael. A mesquita, no entanto, prefere não intervir no processo de fuga da Síria e se concentrar em ajudar os que chegam. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Apesar de reações negativas no mercado, o ex-presidente Lula pretende manter tom agressivo
Carro produzido no Brasil pode custar metade do preço no exterior
https://www.osul.com.br/o-brasil-esta-aberto-aos-refugiados-da-siria-o-problema-e-o-preco-da-passagem-15-mil-dolares/ O Brasil está aberto aos refugiados da Síria, o problema é o preço da passagem: 1,5 mil dólares 2015-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar