Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Brasil está eliminando 3 mil vagas de emprego por dia

Compartilhe esta notícia:

Neste ano, foram fechados 657.761 empregos com carteira assinada. (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

O mercado formal de trabalho registrou em setembro saldo líquido (diferença entre admissões e demissões) negativo de 95.602 empregos – pelo sexto mês consecutivo. Foi o pior resultado da série do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em 23 anos.
Entre janeiro e setembro deste ano, já foram fechados 657.761 postos com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, foram fechados 1,2 milhão de vagas. Ou seja, a cada dia, 3.393 trabalhadores, em média, perderam o emprego desde setembro do ano passado.
Em setembro, que costuma ser um mês positivo para as contratações, houve demissão generalizada em todos os setores da economia. Serviços foi o segmento que mais demitiu, com saldo negativo de 33.535 postos; em seguida ficaram a construção civil, que fechou 28.221 vagas; comércio (-17.253); indústria de transformação (-10.915) e a agricultura, que eliminou 3.246 empregos.
Entretanto, a indústria da transformação foi o setor que mais eliminou postos de trabalho no acumulado do ano, com saldo negativo de 287.472 empregos.
Segundo o diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, Márcio Borges, o comportamento do mercado de janeiro até agora indica que o País vai fechar o ano com saldo negativo de vagas formais. Para o especialista do site Trabalho Hoje, Rodolfo Torelly, a perda deverá se aproximar de 1,5 milhão. A tendência negativa deve continuar. Os meses de outubro e novembro devem vir fracos, e dezembro é tradicionalmente um mês negativo devido às demissões de trabalhadores temporários e de informações tardias de demissões. Em 2014, foram gerados 396,9 mil empregos, queda de 64,4% na comparação com o ano anterior.
Na quinta-feira, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, havia adiantado, sem informar os números, que haveria redução no nível de emprego formal. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Procuradoria-Geral da República estuda pedir o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados
Doleiros estão também entre os maiores devedores do governo federal
https://www.osul.com.br/o-brasil-esta-eliminando-3-mil-vagas-de-emprego-por-dia/ O Brasil está eliminando 3 mil vagas de emprego por dia 2015-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar